Reserva Mundial de Surf da Ericeira vai receber parque ecológico

Parque Ecologico Ericeira

Imagem do terreno adquirido pela C. M. de Mafra e que vai dar lugar ao Parque. Foto: D.R.

 

A criação do Parque Ecológico da Reserva Mundial de Surf da Ericeira foi anunciada na segunda-feira pela Câmara Municipal de Mafra. Este novo projeto irá situar-se bem no centro da Reserva Mundial de Surf, depois da aquisição de um amplo espaço verde por parte da autarquia.

 

Este terreno adquirido, que dará lugar ao novo Parque Ecológico, tem uma área de 150 mil metros quadrados e prolonga-se desde a Praia da Empa até ao Forte de Mil Regos. Neste perímetro situam-se duas das principais ondas da Reserva: a Pedra Branca e o Reef. Também a onda de Backdoor fica nesta zona.

 

Em comunicado de imprensa, reproduzido pela Ericeira Mag, a Câmara Municipal de Mafra revela que o objetivo deste projeto passa pela "preservação desta faixa costeira que se distingue pela qualidade das ondas, mas também pela riqueza ambiental". Características únicas que fizeram da Ericeira a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa.

 

Esta boa notícia junta-se à criação – e inauguração já no início este mês – do Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, onde é possível adquirir e aprofundar conhecimentos de forma interativa sobre os 4 quilómetros que compõe esta costa mágica e que desde 2011 fazem parte do lote restrito de Reservas Mundiais de Surf.

 

Após algumas incertezas nos últimos meses quanto ao futuro do estatuto da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, estas ações da Câmara de Mafra vêm ajudar um pouco a rentabilizar uma das zonas mais ricas da costa portuguesa e europeia. O executivo pretende também conciliar a preservação da natureza com a criação de uma nova centralidade na zona norte da vila da Ericeira, reforçando a sua atratividade turística.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS