Comité Olímpico Internacional vota a favor da inclusão do surf nos Jogos de Tóquio

2016-06-01-EB-Tokyo2020-thumbnail-01

Reunião do COI aconteceu esta quarta-feira e teve parecer bastante positivo. Foto: Tóquio'2020

 

Está cada vez mais próxima a decisão de incluir o surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. Apesar de a decisão oficial ser tomada apenas em agosto deste ano, foi dado mais um passo em frente para cinco modalidade que procuram tornar-se olímpicas. Isto porque o COI (Comité Olímpico Internacional) votou favoravelmente a proposta recomendada pelo Comité de organização dos Jogos de Tóquio.

 

Tudo aconteceu esta quarta-feira após a reunião do COI, com o corpo executivo a votar unanimemente a favor da inclusão destes novos desportos. A acompanhar o surf estão o skate, baseball/softball, karaté e ainda escalada. Ainda assim, ficou desde já garantido que a haver competição de surf no Japão será no oceano.

 

Kit McConnell, diretor de desportos do COI, deixou essa certeza. "Estamos à procura de uma praia natural para receber a competição de surf", assegurou. "O Japão tem um vasto número de áreas com boas condições para a prática da modalidade e também tem uma forte cultura de surf", indagou, dando assim uma indicação que as piscinas de ondas não farão parte, para já, do programa olímpico.

 

"Esta é uma proposta muito boa", começou por afirmar John Coates, vice-presidente do COI, aos repórteres, após a saída da reunião. "Existe um bom equilíbrio entre desportos que são populares no Japão e outros que têm um grande engajamento nos jovens, como o surf ou o skate", frisou Coates.

 

Esta possibilidade de integração do surf acontece devido às novas regras que permitem às cidades que recebem os Jogos Olímpicos de apontarem alguns desportos que pretendem juntar às 28 modalidades base. Isso também significa que este "pacote" de cinco novas modalidades, caso seja aceite, apenas tem a sua entrada garantida para Tóquio'2020, podendo sair na edição seguinte.

 

É expectável que a entrada desta cinco modalidades origine lugar nos Jogos para mais 500 atletas. No que diz respeito ao surf, já há um número avançado. Ao que tudo indica a prova de surf contará com 20 surfistas masculinos e 20 femininos, faltando ainda conhecer os moldes em que a competição decorrerá, assim como o processo de apuramento.

 

Por fim, Fernando Aguerre, presidente da ISA, congratulou-se por mais este avanço rumo às Olimpíadas. "A nossa relação com o COI e a entrada do surf nos Jogos Olímpicos tem sido uma prioridade estratégica para a ISA desde há muitos anos. Por isso, estamos deliciados por estarmos um passo mais próximo de ver isso acontecer. É um momento magnífico para o desporto e para a comunidade surfista de todo o Mundo", afirmou.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS