Sagres Surf Culture 2016: Voltou a fazer-se História em Sagres

DSCF9409low

Andrew Kidman num momento musical. Foto: Lars Jansen / Sagres Surf Culture

 

Press release - Uma experiência ímpar e memorável. Foi assim a edição de 2016 do Sagres Surf Culture, que teve lugar de 26 a 29 de Maio na vila de Sagres. Presentes estiveram algumas das maiores referências internacionais da cultura de surf, dando vida a uma programação que contou com exposições, palestras, exibições de filmes e música.

 

Os convidados deste ano foram Júlio Adler, Sancho Rodriguez, Chris Hines, Sandow Birk, Wolfgang Bloch, Rusty Miller e Andrew Kidman, todos eles com trabalhos expostos no Memmo Baleeira Hotel – o epicentro do Sagres Surf Culture - e todos eles intervenientes nas palestras e conversas. Se o trabalho deste icónico grupo multidisciplinar foi o mote para as conversas, o registo foi variando entre o apelo apaixonado para a ação do activista ambiental inglês Chris Hines face a problemas concretos como a prospecção e exploração de gás e petróleo no Algarve e um nível de intimismo emotivo quando Andrew Kidman tocou algumas das suas músicas, fechando a sua palestra tocando "To Be Young" em conjunto com Rusty Miller. Esta música é do filme "Spirit of Akasha" (2014), o seu último trabalho, que celebra quarenta anos de "Morning of the Earth" no qual Miller entrou. "Morning of The Earth", que o Sagres Surf Culture também apresentou em estreia absoluta em Portugal, e que contou com o testemunho na primeira pessoa do histórico surfista que vive na Austrália. O Sagres Surf Culture contou ainda com a estreia inédita no nosso país de "Litmus: a Surfing Odyssey" (1996), este com a presença do realizador Andrew Kidmam. Voltou a fazer-se História em Sagres.

 

Para além destas sessões, o Sagres Surf Culture recebeu também uma seleção de filmes do SAL - Surf At Lisbon Film Fest ao evento. Estas "Sunset Film Sessions" abriram os dois primeiros dias do Sagres Surf Culture, nos quais aconteceram também workshops de construção de pranchas em madeira, por José Antunes (Yoni Surfboards), e de fotografia de surf e bodyboard por Ricardo Bravo. Ao longo dos quatro dias do Sagres Surf Culture, a artista Inês Ambrósio esteve a pintar ao vivo na entrada do evento. Para fechar as celebrações do quinto aniversário do evento, o "Pátio das Cantigas", o recém-inaugurado espaço comum dos bares do centro da vila de Sagres, recebeu um concerto com Storm & The Sun, The Fellow Man e Sam Alone & The Gravediggers.

 

O Sagres Surf Culture teve o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, o apoio logístico do Memmo Baleeira Hotel e os patrocínios da RVCA, Nixon e Fly Black Bird. A organização esteve a cargo do Surfactory Studio. O evento teve como parceiros a ETIC_ Algarve, Sugi, Posca, Bruno Fernandes Design, SAL – Surf At Lisbon Fim Fest, Retro Sailor, Lars Jansen, Imagem Publica e LCPA. Os parceiros media foram a FUEL TV, SURFPortugal, Huck, WAX – Waves And Xtory, Stick2Target, Vert Magazine e Staf Magazine.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS