Felipe Pomar: "Não há qualquer dúvida que o surf nasceu no Peru"

160517133126 peru surf felipe pomar 624x415 cortesiadefelipepomar

Os caballitos têm 4 mil anos e ainda hoje são utilizados no Peru. Foto: D.R. Felipe Pomar

 

Aos 72 anos, Felipe Pomar é uma das maiores lendas do surf peruano e sul-americano. Ainda antes dos primeiros circuitos Mundiais da IPS, já Pomar se havia sagrado o segundo campeão mundial de surf, depois de vencer o campeonato disputado em Punta Rocas, em 1965. Apesar da idade, o lendário surfista peruano continua a surfar, mas tem agora uma nova missão: provar ao Mundo que o surf é originário do Peru.

 

A teoria não é nova, pois já muitas vezes se ouviu falar dos caballitos de totora, embarcações com que os antigos peruanos deslizavam nas ondas. Mas Felipe Pomar garante que isto não se trata de uma teoria, mas de factos concretos. "Os caballitos existem no norte do Peru há mais de 4 mil anos, antes ainda de existir população na Polinésia, e ninguém pode negar que foram criados para descer as ondas", assegura Pomar, numa reportagem da BBC.

 

Historicamente, o surf é apontado como uma invenção havaiana, começando a ganhar expressão no início do século passado. Mas, segundo o que os peruanos defendem, já existia uma forma de surfar mesmo antes de ter existido Jesus Cristo na terra. "Como na Costa Norte do país há ondas todo o ano, as pessoas não tinham outra forma de pescar senão passar por cima das ondas. Quando terminavam a jornada a melhor maneira de regressar à praia era a correr as ondas", defende.

 

Felipe Pomar é perentório: "Os peruanos foram os primeiros surfistas da história". As provas podem ser vistas em pinturas rupestres da época. Contudo, o lendário surfista admite que as pranchas modernas foram trazidas do Havai para o Peru já no início da década de 40 do século passado, responsabilidade de Carlos Dodgy. Em dezembro desse ano acabaria por fundar o Club Waikiki de Miraflores.

 

Segundo um historiador peruano já falecido, os caballitos de totora foram mesmo os responsáveis pela descoberta do Havai. Terão sido levados para a Polinésia por volta de 1500, pelo imperador inca Tupac Yupanqui. Mais tarde, os polinésios utilizariam essas mesmas embarcações para chegar ao Havai e começar a colonizar as suas ilhas. Atualmente a viver no Havai, Pomar e outros surfistas peruanos insistem que os caballitos foram "a origem ancestral do surf moderno".


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS