Estudo diz que Havai pode ser destruído por "Mega Tsunami" nos próximos 50 anos

5738dfb0c46188c13e8b45c6

É frequente que todas as atenções se centrem nas ilhas havaianas quando há registo de fortes terramotos. Foto: AFP

 

E se o Havai desaparecesse nos próximos 50 anos? Para um surfista, ou mesmo para os fãs de surf, é uma verdadeira visão do inferno. A meca do surf mundial. O berço do modo de vida que nos une e dos primeiros surfistas que há registo. O North Shore de Oahu ou Seven Mile Miracle. A histórica Triple Crown. Tudo isto desaparecer? Impensável.

 

Mas essa possibilidade existe. Pelo menos, segundo um artigo publicado no passado mês de abril pelo Journal of Geophysical Research. Cientistas antecipam um verdadeiro desastre causado por um "Mega Tsunami" que irá varrer o Havai. Ainda assim, a probabilidade de tal acontecer é de apenas 9 por cento. Algo que nos deixa mais descansado.

 

Passemos então a explicar. Segundo investigadores da University of Hawaii at Manoa(UHM) nos próximos 50 anos um terramoto com a magnitude de 9 na escala de Richter irá abater-se sobre as Ilhas Aleútes, um arquipélago que constitui um prolongamento da Península do Alasca. Esse terramoto poderia produzir um "Mega Tsunami" nunca antes ocorrido.

 

Apesar de o Havai se situar a cerca de 5 mil quilómetros do Alasca, o terramoto com esta dimensão iria produzir energia suficiente para deixar um enorme rasto de destruição nas paradísicas ilhas que são um estado dos Estados Unidos. Apesar da baixa probabilidade, estima-se ainda que este possível terramoto causaria estragos na ordem de 40 biliões de dólares e afetaria mais de 300 mil pessoas.

 

Para chegar a esta conclusão a equipa de cientistas, liderada pelo geofísico Rhett Butler, utilizaram um modelo numérico baseado nos registos destes fenómenos naturais desde 1900. Resta agora confiar nos 91 por cento de possibilidade de este "Mega Tsunami" não vir mesmo a acontecer. Para bem do Havai, da humanidade e, claro está, do surf mundial.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS