Apresentado projeto para criação de uma onda estática no Rio Vouga

Imagem1-9-449x300

Projeto ainda se encontra numa fase inicial. Foto: Jornal do Centro


Portugal possui uma das costas mais ricas do Mundo em termos de ondas. Há para todos os gostos. Tubos, beach breaks, paredes perfeitas, slabs, point breaks. É só escolher. Tudo se resume a uma questão de preferência. Mas, no futuro, a nosso país poderá contar também com uma opção fluvial. Isto porque o Rio Vouga prepara-se para receber uma onda estática para a prática de desportos aquáticos.

 

Segundo o projeto que foi recentemente apresentado, irá ser possível começar a surfar no rio. Da autoria do Município de São Pedro do Sul e projetada para ser instalada na zona de Gerós, junto às Termas, esta será uma "atração" pensada para os mais jovens que têm a paixão de apanhar umas ondas. Assim poderão fazê-lo sem terem de se deslocar até ao mar.

 

A criação desta onda estática no Rio Vouga está a cargo do "Projeto Preliminar Marca d´Água – Operação de Desenvolvimento Turístico, Natural e Cultural da Estância Termal de S. Pedro do Sul". Para além da onda, a intervenção engloba também a requalificação das margens e o desassoreamento do rio nas Termas.

 

Esta onda estática não passa ainda de uma fase inicial de projeto. Para se consumar a criação da infra-estrutura é necessária a aprovação da mesma, que depende de financiamento do novo quadro comunitário de apoio. Avaliado em mais de 2 milhões de euros, este projeto promete revolucionar e ser um novo motor turístico no município.

 

"É uma proposta abrangente para toda a nossa zona termal, de grande envergadura e que consideramos essencial para o nosso concelho e para o nosso turismo", explicou o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo. Na reunião do executivo, esta proposta recebeu o voto favorável inclusivamente da oposição (PSD), pelo que parece assim começar a ganhar pernas para andar.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS