Concurso de fotografia Red Bull Ilume 2016: Tempo de avaliação após adesão massiva

Top50 Red Bull Illume 2013 PLAYGROUND Scott Dickerson copy

Scott Dickerson foi finalista em 2013 na categoria de "Plataforma". Foto: Red Bull Illume


Press release - Ao longo dos últimos meses foi dada a oportunidade a fotógrafos amadores e profissionais de mostrar os seus melhores trabalhos concorrendo à edição de 2016 do Red Bull Illume - tendo como mote os desportos de ação e aventura. Encerradas as inscrições ficou expressa uma participação massiva da comunidade da fotografia à escala mundial. Agora é altura do júri escolher quem passa à próxima fase, tendo como objetivo a exposição internacional marcada para o final de setembro em Chicago, EUA. Portugal foi o 15.º mais ativo, num total de 120 países.

 

Cimentando o seu estatuto de referência, o Red Bull Illume voltou em 2016 a mobilizar uma participação massiva de fotógrafos amadores e profissionais dos quatro cantos do Mundo. As inscrições terminaram no dia 1 de abril, sendo agora públicos os números daquele que é hoje o mais importante concurso internacional de fotografia de aventura e desportos de ação: foram submetidas um total de 34.624 fotografias enviadas por 5.642 participantes de 120 países. Em relação à última edição, realizada em 2013, registou-se um crescimento expressivo de 22,5 por cento no número de fotografias a concurso.

 

Seguem-se agora alguns meses de trabalho intensivo na escolha das melhores imagens, uma missão entregue a um júri internacional com 50 editores de meios de prestígio incontornável, como é o caso das agências France Press e Associated Press ou das revistas Time e Sports Illustrated. Em causa está o apuramento de um vencedor absoluto do Red Bull Illume, além dos premiados nas onze categorias distintas: Lifestyle, "Playground", Energia, Espírito, "Close Up", Asas, Sequência, Nova Criatividade, Experimental, Obra Prima - e a novidade deste ano - "Mobile".

 

Portugal volta em 2016 a marcar presença neste concurso, ocupando a 15.ª posição do ranking de participação - com 95 fotógrafos envolvidos. Nas edições anteriores foram vários os concorrentes lusos que chegaram à semifinal, uma fase que garante a publicação das fotografias no livro oficial do evento. Os vencedores vão ser anunciados no dia 28 de setembro em Chicago, Estados Unidos da América, durante a inauguração de uma exposição noturna que inclui os 55 melhores trabalhos.

 

Visite o website redbullillume.com para saber mais sobre as regras, categorias e todos os detalhes deste concurso.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS