Empresário australiano cria sistema anti-tubarão com a ajuda de Tom Carroll

32C9FB0600000578-3521028-image-a-3 1459647446166

Sistema de apenas 240 gramas é colocado no deck da prancha. 

 

"Se queres estar 100 por cento seguro de que não irás sofrer um ataque de tubarão, a solução é não entrares na água". A frase é sintomática e é da autoria de Lindsay Lyon. Contudo, o empresário australiano decidiu procurar uma forma de ajudar a reduzir os riscos dos surfistas sofrerem ataques de tubarão.

 

Lyon criou o Shark Shield, um leve sistema que se incorpora facilmente na prancha, mais concretamente no deck. Segundo o inventor, este mecanismo irá fazer com que 9 em 10 possíveis ataques não aconteçam. Lá está, nada é 100 por cento infalível, embora este Shark Shield apresente uma margem de erro bastante reduzida.

 

Mas a grande novidade é o facto do ex-campeão mundial Tom Carroll ter tido um papel muito importante no desenvolvimento deste produto. Lindsay Lyon contou com o feed back do lendário surfista australiano. Segundo Lyon contou ao jornal australiano "Sydney Morning Herald" trabalhou em conjunto com Carroll durante os últimos dois anos.

 

Lyon é um empresário e surfista natural de Perth, no Oeste Australiano, zona onde se registam bastantes ataques. Segundo o criador do Shark Shield, foi o próprio governo local que financiou esta criação, com um valor de 300 mil dólares australianos (200 mil euros). "Com o que vimos do ataque sofrido por Mick Fanning temos uma confiança muito elevada de que este produto vai ajudar a evitar esse tipo de ataques", garante o empresário.

 

O Shark Shield pesa apenas 230 gramas e o modo de funcionamento é bastante simples. Quando o aparelho deteta a presença de um tubarão a menos de um metro começa a libertar estímulos elétricos e faz com que o tubarão fuja daquela zona. O produto foi testado pelo University of Western Australian Ocean Institute e os resultados foram bastante positivos. No entanto, convém não esquecer a frase do próprio Lindsay Lyon com que começamos esta notícia.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS