Surfista profissional sofre ataque de tubarão em Bombo Beach

1459386804459

A rápida ajuda de um amigo foi decisiva para lhe salvar a vida.

 

Brett Connellan, de 22 anos, foi a mais recente vítima de um ataque de tubarão na região australiana de Nova Gales do Sul. Tudo aconteceu na quarta-feira, em Bombo Beach, quando o jovem surfista australiano se encontrava a surfar. A vítima sofreu lesões graves e encontra-se hospitalizado a lutar pela vida.

 

Contudo, a situação poderia ser bem mais grave, uma vez que o amigo Joel Trist encontrava-se perto dele na altura do ataque. A rápida e destemida intervenção de Trist terá sido decisivo para salvar a vida a Connellan, que se encontra em coma induzido até o estado clínico melhorar.

 

Joel Trist afirmou aos meios de comunicação australianos que se encontrava a cerca de 50 metros do amigo quando ouviu um grande grito. Rapidamente se apercebeu que Brett Connellan estava a ser atacado por um tubarão e decidiu ir em seu auxílio. Depois de se aperceber que o amigo tinha um enorme ferimento na zona da coxa, conseguiu colocá-lo em cima da sua prancha e trazê-lo para terra.

 

"Na verdade, a certo ponto deixei de o ver porque quebrou uma onda á frente dele", começou por dizer Trist. "Remei para perto dele e sabia bem o que tinha acontecido. Perguntei-lhe como ele estava e respondeu-me 'nada bem'. Nesse momento percebi que algo horrivelmente errado estava a acontecer", descreveu.

 

No entanto, Joel Trist admite que acabou por ter alguma sorte durante o salvamento. "Ficámos um pouco presos, mas depois veio uma onda e empurrou-nos para terra, por isso acabámos por ter alguma sorte". Chegados a terra, e com o auxílio de uma enfermeira que estava no local, colocaram-lhe o leash da prancha a fazer de torniquete nos ferimentos.

 

Segundo Terry Morrow, responsável dos Serviços de Urgência que se dirigiram aos locais, a ação rápida das pessoas que se encontravam na praia acabou por salvar a vida de Connellan. "Ele perdeu uma larga porção da coxa esquerda e o músculo foi arrancado até ao osso. Ele poderia ter-se esvaído em sangue até chegarmos. Teve sorte na forma como as pessoas o ajudaram. Para ser sincero, eles salvaram-lhe a vida", afirmou.

 

Não foi possível confirmar que tipo de tubarão atacou o jovem surfista, até porque Joel Trist tem poucas recordações sobre o animal. "Apenas reagi instintivamente. Senti enorme adrenalina e remei com tudo o que tinha para junto do meu amigo. Felizmente o tubarão já tinha deixado a zona. Não consegui vê-lo bem, mas os ferimentos mostram que foi algo de muito grande", referiu.

 

Brett Connellan é um surfista muito conhecido na comunidade de South Coast Beach. Para além de estar à frente de uma surfshop, é ainda surfista profissional, o que deu mais amplitude mediática à notícia. No registo da WSL é possível ver que Connellan entrou em outubro do ano passado num QS1000 em Newscatle, tendo realizado ainda dois eventos do Pro Junior australiano em 2013.

 

a186281a576e9b5e6e690d0e538fe687


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS