Nazaré e Garret MacNamara fazem história e estão nos Billabong XXL Awards

 

Garrett_Tow_InNazaré faz história ao entrar na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012 com Garrett McNamara.

 

A Nazaré volta a fazer história no surf em Portugal. O extreme waterman Garrett McNamara, que lidera a missão de exploração ZON North Canyon Show 2011, entrou na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados os “óscares” do surf de ondas grandes. O surfista havaiano está a concurso na categoria de “Biggest Wave”, com uma onda surfada a 17 de Outubro na Praia do Norte, na Nazaré. É a primeira vez que uma onda portuguesa é referenciada neste galardão.

 

Foi no passado dia 17 de Outubro que Garrett McNamara e CJ Macias, da Florida, realizaram uma sessão de tow-in, naquela que foi a primeira grande ondulação do projecto, que começou no domingo mas que atingiu o pico na segunda-feira. O extreme waterman apanhou em tow-in a maior onda do ano, a maior dos três dias de ondulação na Praia do Norte. E é com esta onda nazarena que Garrett McNamara está entre os seleccionados para a categoria “Biggest Wave”.

 

Nesse mesmo dia, Garrett McNamara também remou para a maior onda do ano, a maior em Portugal. Os dois surfistas estavam a fazer tow-in, quando McNamara decidiu remar com a sua Rusty Waimea Gun 11’1. “Esta praia é um desafio.Precisamos de ter a certeza de que estamos no lugar certo. Esforcei-me para estar na melhor posição e decidi avançar. Não tinha ideia de como a onda era grande, estava apenas entusiasmado por finalmente remar para uma onda na Praia do Norte. Estou ansioso pela próxima ondulação para que possa surfar de novo”, disse Garrett McNamara. E a próxima grande ondulação está prevista chegar já no fim-de-semana.

 

Também o norte-americano CJ Macias apanhou as maiores ondas da sua vida, durante estes três dias. “Foi de longe a onda mais poderosa que jásurfei. Foi um sonho tornado realidade ter o Garrett a colocar-me no lugar certo em tantas ondas grandes”, disse CJ.

 

Para Miguel Sousinha, presidente da Nazaré Qualifica, “é uma honra estar seleccionado para este prémio. É o reconhecimento das potencialidades únicas da Praia do Norte e é mais um passo importante no caminho de consolidação da estratégia de comunicação da Praia do Norte enquanto destino de excelência para os desportos de ondas”.

 

As imagens do fotógrafo português Wilson Ribeiro já estão no site do evento emhttp://www.billabongxxl.com/biggest_wave/index.html, na categoria “Biggest Wave”. Os vencedores vão ser anunciados na cerimónia que vai ter lugar em Março do próximo ano.

 

ZON North Canyon Show 2011

Garrett McNamara está de regresso a Portugal para abraçar mais uma missão de exploração às ondas da Nazaré, o ZON North Canyon Show 2011. Esta é a segunda missão de um projecto de três anos, iniciado no ano passado, sendo uma aposta da Câmara Municipal da Nazaré, com o patrocínio da ZON, na promoção internacional da região como destino de referência para os desportos de ondas, aproveitando a singularidade do “Canhão da Nazaré”.

Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade. Localizado mesmo em frente à Praia do Norte, o “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.

Para acompanhar todos os desenvolvimentos relativamente ao ZON North Canyon Show 2011 consulte o site oficial: www.praiadonorte.com.pt. O evento está ainda nas redes sociais: Facebook (http://www.facebook.com/northcanyonproject) e Twitter (twitter.com/nazare_pnorte).

 

Agradecimentos especiais:

ORGANIZAÇÃO: ZON, Câmara Municipal da Nazaré, Nazaré Qualifica e Clube de Desportos Alternativos da Nazaré.

APOIOS INSTITUCIONAIS: Turismo de Portugal, Região de Turismo do Oeste, QREN, + Centro e EU.

APOIOS: Go Pro – D’Maker, DL Publicidade, Grupo Miramar, Hotel Maré, Benimoto, ITU, Escola Profissional da Nazaré, Physioclem, Luís Silvério, SPAL e Ana Trindade – Mediação e Gestão de Seguros.

MEDIA PARTNERS: Fuel TV (Televisão Oficial), Antena 3 (Rádio Oficial), SurfPortugal, SurfTotal, Zona Radical, Sport Life, Men’s Health, Fuel TV, DriftMagazine, EST – Easy Surf Trips, Fluir, Waves, 18 Seconds, Surfer Rule, Surfers, Surfos Magazine, The Bomb Surf e Towsurfer.com.

 
 

Créditos: POLVO/Jorge Leal e Wilson Ribeiro


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS