A Perfeição Segundo Tiago Teotónio Pereira

CP017 TTP3

Tiago Teotónio Pereira e o tubo. Foto: Divulgação


Press release - Tiago Teotónio Pereira é um dos Embaixador do Capítulo Perfeito powered by Reef, evento que vai reunir alguns dos melhores surfistas nacionais e internacionais num dia de ondas perfeitas na Praia do Norte, na Nazaré. Fomos saber que ideia faz o ator da perfeição, dentro e fora de água.

 

O que te leva a associares-te a um evento como o Capítulo Perfeito powered by Reef?

 

Não é um campeonato comum, não é uma etapa do WQS nem do WCT. É um campeonato onde se espera para ter as ondas mais perfeitas e testar os surfistas nessas condições. Quando somos surfistas, o mais prazeroso de fazer e de ver é o tubo, e o Capítulo Perfeito é um campeonato só disso. Eleva as emoções de qualquer amante do desporto ao extremo. Mesmo uma pessoa que não se interesse por surf prefere ver tubos e ondas perfeitas a uma etapa do WQS, onde o mar nem sempre ajuda.

 

Até onde irias para surfar a onda perfeita?

 

Até onde fosse preciso. Ainda no outro dia estava a ter essa discussão com os meus amigos por causa da nova onda do Kelly Slater. Uns diziam que pagavam não sei quanto, outros diziam que faziam não sei o quê... Eu faria qualquer coisa para dar um tubo daqueles que vemos no Capítulo Perfeito.

 

Descreve-nos a surfada mais perfeita que já tiveste.

 

Claro que a qualidade das ondas influencia muito mas, por exemplo, um final de tarde com os amigos no fim do Verão, em que basta estar glass, umas ondas perfeitinhas e três ou quatro companheiros dentro de água, é uma surfada perfeita. Por outro lado, tenho ido todos os anos à Indonésia e, apesar do crowd, surfei ondas que nunca tinha surfado, também foi perfeito. Depende do ponto de vista. Pessoalmente prefiro uma surfada em que me divirta e esteja com os meus amigos.

 

Quem é, para ti, o surfista perfeito?

 

O John John Florence, pelo estilo, pelo tipo de manobras. Tem um surf progressivo mas também clássico. Ele incorpora todos os estilos de surf e faz aquilo parecer tão fácil... É completamente fluído.

 

No mar, a perfeição é o tubo. E fora de água, o que representaria para ti completar o tubo da tua vida?

 

Ser bem-sucedido, ter uma vida estável, sentir-me realizado e, um dia mais tarde, retirar-me para uma casa em frente à praia para surfar, comer e dormir. Em miúdo eram só estas as minhas preocupações; quero poder, em mais velho, voltar a tê-las, num contexto mais estável.

 

Quem seria, para ti, o vencedor perfeito deste evento?

 

O Nicolau [von Rupp]. É um grande amigo, nem podia dizer outra coisa.

 

Quais são as tuas expetativas para o dia do evento, na Nazaré?

 

Eu não devo estar dentro de água porque, se tudo correr como desejável, vão estar umas ondas bem grandes e o pessoal a mandar grandes tubos. Deixo isso para quem sabe, deixo isso para o Nicolau. Vou lá estar para recebê-lo pessoalmente com uma cerveja quando ele ganhar o campeonato!


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS