Furacão Irma atinge Barbados e jovem prodígio local morre em sessão pesada de surf

c65e6340b409df09ccdf2dff51a9ff0b

Venezia tinha estado a competir no último fim-de-semana num WQS norte-americano. Foto: WSL

 

O surf está de luto pela morte de Zander Venezia, um dos mais jovens promissores surfistas de Barbados que faleceu esta terça-feira depois de ter sofrido um violento wipeout numa sessão pesada no pico de Box by Box, a norte de Soup Bowls, a onda mais famosa desta ilha das Caraíbas.

 

Venezia, de 16 anos, estava entre os vários surfistas que se encontravam a desfrutar de um forte swell produzido pela pelo Furacão Irma, e acabou por cair, batendo com a cabeça no fundo do reef e ficando inconsciente. Um acidente que lhe acabaria por tirar a vida.

 

Um dos surfistas que também estava no local era Nathan Florence, irmão de John John Florence, que se deslocou propositadamente a Barbados para surfar estes grande swell. Foi Nathan que socorreu o jovem surfista e o ajudou a tirar da água, fazendo as primeiras manobras de reanimação.

 

Embora tenha sido rapidamente transportado para o hospital, segundo contou um surfista local ao site "Surfline", Zander Venezia acabaria por vir a morrer, uma vez que partiu o pescoço em resultado da queda. Uma notícia que chocou o mundo do surf e já fez várias personalidades reagir a este acidente.

 

"Box by Box" é um reef break considerado um pico algo perigoso e de difícil acesso, mesmo para os mais experientes. Trata-se de uma direita pesada, muito rasa e veloz, que por isso também atrai bodyboarders ao local. Com o grande swell que chegou esta semana a Barbados a onda tornou-se ainda mais perigosa e, infelizmente, fatal.

 

O surf perde assim um jovem talento que estava já a dar cartas a nível internacional, sendo considerado uma das maiores promessas do surf local e mesmo do continente norte-americano. Recentemente, em agosto, tinha vencido uma etapa do Rip Curl Grom Search nos Outer Banks, nos Estados Unidos, e já este ano também tinha vencido os campeonatos NSSA a nível regional.

 

Além disso, desde 2013 que Venezia corria os eventos Pro Junior da WSL North America, tendo como ponto alto o 5.º posto alcançado este ano no Ron Jon Vans Pro Junior, disputado em Cocoa Beach, na Florida. O jovem surfista de 16 anos também já fazia campeonatos do WQS e o último em que entrou foi precisamente no passado fim-de-semana, o WRV Outer Banks Pro, na Carolina do Norte. Daí regressou ao país para surfar o aguardado swell, que acabou por lhe roubar a vida.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS