Morreu Conrad Canha, considerado o primeiro tube rider do surf mundial

ConradCanha Phil Wilson 66 011

Foi um dos surfistas mais influentes da década de 50. Foto: Encyclopedia of Surfing

 

Conrad Canha tinha 85 anos e morreu passado fim-de-semana. Era considerado por muitos como o primeiro tube rider do surf havaiano e também um dos surfistas mais influentes do surf havaiano na década de 50 do século passado.

 

Natural de Maui, Canha começou a surfar aos 15 anos. Era talentoso tanto em mar grande como pequeno e um dos maiores feitos competitivos foi o triunfo no aclamado e lendário Makaha Invitational em 1956.

 

Apesar disso, estabeleceu-se mais tarde em Ala Moana, o seu pico favorito. Foi por lá que nos anos 60 apanhou inúmeros tubos, sendo então considerado um pioneiro na arte de entubar. Mais tarde, nos anos 70, confidenciou em entrevista à "Surfer Magazine" que apenas surfou em Ala Moana durante cinco anos, o que fez com que conhecesse tão bem os segredos da onda.

 

"Devia ter começado a surfar lá antes. Há um pico triangular e se entrares no tempo certo podes ficar lá dentro. Completamente coberto. As pessoas não te veem de terra. Quando isso me acontece sinto que estou sozinho com a onda, sem ninguém à volta. Apenas consegues ver um pequeno buraco à tua frente. É fantástico", confidenciou Canha na altura.

 


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS