Jack O'Neill morreu aos 94 anos; O adeus à lenda e "pai" dos fatos de surf

Jack ONeill

Jack O'Neill exibe uma das maiores invenções jamais feita no mundo do surf. 

 

Figura incontornável na história do surf, Jack O'Neill criou uma imagem lendária em seu redor, tendo como maior invenção o fato de surf. Morreu no passado sábado, aos 94 anos, deixando a comunidade do surf de luto. Foi, aliás, uma semana negra no mundo das ondas, uma vez que já na semana passada havia partido John Severson, pai dos media de surf.

 

A morte de Jack O'Neill foi anunciada por um comunicado da família. O criador de uma das marcas mais poderosas da indústria do surf, com o seu próprio sobrenome, faleceu de causas naturais, na sua casa em Santa Cruz, na Califórnia. Foi na Califórnia que nasceu a marca O'Neill, que tornou este surfista norte-americano num dos maiores empresários do surf mundial.

 

A ligação de Jack O'Neill ao sur começou bem cedo, quando por volta da década de 30 do século passado já praticava bodysurf. Apesar ser dúbia a questão em relação a quem foi o inventor do fato de surf, O'Neill afirmou-se como o "pai" de uma peça que viria a revolucionar o surf para sempre. Em 1952 criou o seu primeiro fato, abriu uma loja em San Francisco e lançou a badalada marca O'Neill.

 

Após testar vários materiais, com o intuito de encontrar algo para proteger os surfistas das águas frias, sobretudo do Norte da Califórnia, para onde se havia mudado no final da década de 40, Jack O'Neill descobriu no neoprene, que era usado pela marinha norte-americana, onde prestou serviço, para os coletes salva-vidas, a solução ideal, sendo que esse material ainda é o mais usado hoje-em-dia.

 

O'Neill foi desenvolvendo a técnico de fabricação e o próprio produto, tendo lançado em 1970 o primeiro fato de surf completo. "É sempre verão aqui dentro". Era este o slogan publicitário do seu produto. Apesar da desconfiança, antes dos anos 80 já Jack se tinha tornado num dos maiores empresários e designers do surf mundial, tendo levado a marca O'Neil até vários pontos do globo.

 

Uma das imagens de marca desta lenda discreta do surf mundial era a pala exibida no olho esquerdo, que passou a usar depois de um acidente enquanto surfava, em 1971. Partiu na semana passada, aos 94 anos, deixando um legado enorme. O surf fica mais pobre, novamente, e nos últimos tempos a um ritmo estonteante.

 


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS