Praia do Norte volta a conquistar "Oscar" para a maior onda do ano

42104798 max 1

Porcella conquistou na Praia da Norte o bilhete para o sucesso. Foto: Bruno Aleixo/WSL

 

Huntington Beach recebeu no passado fim-de-semana a gala dos WSL Big Wave Awards, também conhecidos como os Oscares das ondas grandes, onde a Nazaré foi mais uma vez galardoada com a distinção para a maior onda do ano. Em 2016 o prémio foi para Francisco Porcella, um dos quatro de cinco finalistas da categoria a terem conseguido a nomeação na Praia do Norte.

 

Porcella levou assim a melhor sobre a concorrência, onde se incluía o português Hugo Vau, finalista pela segunda vez, graças a uma onda que acabou por ser medida em 73 pés (22,25 metros), ficando ainda aquém do recorde ali estabelecido por Garrrett McNamara.

 

O big rider italiano ganhou um prémio de 40 mil dólares (36,7 mil euros) e após receber o galardão Tag Heuer Biggest Wave Award fez questão de agradecer à Nazaré e à mãe natureza o facto de lhe terem dado a oportunidade de sair vencedor desta noite dos prémios XXL. Quem também foi premiado foi o fotógrafo português Bruno Aleixo, autor da fotografia do momento.

 

Apesar de estar nomeada como finalista em mais categorias – 11 nomeações no total – a Nazaré acabou por vencer apenas a categoria mais esperada. O grande vencedor da noite acabou por ser o havaiano Billy Kemper, que levou para casa 75 mil dólares por ter conquistado o galardão Billabong Ride of The Year, com uma onda brutal em Jaws.

 

Bem Andrews conquistou a maior onda na remada, com uma onda de 53 pés em Mavericks, na Califórnia, ele que ficou em segundo para o prémio de Ride of The Year – Porcella foi o terceiro nesta categoria. O australiano Jamie Mitchell ganhou o prémio para performance masculina e a havaiana Paige Alms foi distinguida no feminino. Por fim, Wilem Banks conquistou o prémio para wipeout do ano, com um baldo monstruoso em Mavericks, e Shanan Worrall conquistou o tubo do ano, em The Right.

 

 

2017 WSL Big Wave Award Winners:
Billabong Ride of the Year: Billy Kemper
Videographer: Etienne Aurelius
Paddle Award: Ben Andrews
Photographer: Fred Pompermayer
TAG Heuer XXL Biggest Wave Award: Francisco Porcella
Photographer: Bruno Aleixo
Tube of the Year Award: Shanan Worrall
Photographer: Jamie Scott
TAG Heuer Wipeout of the Year Award: Wilem Banks
Videographer: Curt Myers
Surfline Men's Overall Performance Award: Jamie Mitchell
Women's Best Overall Performance Award: Paige Alms
2016/2017 WSL Men's BWT Champion: Grant Baker
2016/2017 WSL Big Wave Women's Champion: Paige Alms


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS