Wave by Wave: José Ferreira e vencedor do Laureus Awards juntam surf e intervenção social

Captura de ecrã 2017-02-19 às 23.40.40
O vice-campeão nacional lidera um projeto de intervenção social onde o surf surge como terapia educacional. Foto: Liga Moche 2016
 
Sob a ideia de que o desporto pode tornar o mundo um sítio melhor, o Laureus Sport for Good Award 2017, um dos galardões mais mediáticos do mundo do desporto, foi atribuído este ano à Waves for Change, um projeto social que desde 2011 implementa o Surf Therapy nalguns dos bairros mais violentos da Cidade do Cabo, África do Sul. A atribuição deste prémio é um reconhecimento notável para as potencialidades do surf como agente de transformação social.

 

Pois em Portugal, e pelas mãos do vice-campeão nacional de surf, José Ferreira, está a nascer uma iniciativa que tem a Waves for Change como principal mentora e parceira. A Wave by Wave é um projecto social que usa o surf como promotor do bem estar e saúde mental junto a crianças e jovens em risco de exclusão social.

 

José Ferreira sempre manifestou o desejo de usar o surf para algo mais do que a competição. Em 2016 aliou-se à Pensamento Vivo - Associação Portuguesa de Pedagogia e Saúde Mental e, juntamente com a psicóloga clínica, Ema Shaw Evangelista, concebeu e coordenou o projecto. No Verão 2016 uma equipa multidisciplinar composta por instrutores de surf e técnicos de saúde mental levou a cabo o Surf Salva Camp 2016 (ver vídeo abaixo), numa parceria conjunto dos supermercados LIDL Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos, que se traduziu no primeiro estudo piloto português em Surf Therapy. Ao longo de três meses foram acompanhadas 48 crianças e jovens institucionalizadas em sessões bi-semanais que aliaram a prática do surf e os benefícios do contacto com a natureza a uma verdadeira intervenção terapêutica em grupo. A iniciativa foi avaliada de forma independente pela equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana, que validou as potencialidades desta intervenção para trabalhar áreas-chave como a identidade, a resiliência e a autonomia dos participantes.

 

Os resultados do estudo piloto foram verdadeiramente positivos o que motivou a equipa Wave by Wave a criar estruturas que trouxessem mudanças mais significativas e duradouras na vida de crianças e jovens de risco. Desta forma, o objectivo que se segue é a continuidade anual do projecto que assim reunirá as necessárias condições terapêuticas para atingir os objectivos pretendidos, tais como a promoção de competências sócio-emocionais, a contribuição para a quebra de ciclos de violência e trauma e a promoção da inserção social e profissional.

 

Não é todos os dias que vemos um competidor de primeiro plano, no auge das suas potencialidades, dedicar parte da sua energia a ajudar quem precisa de apoio e compreensão. Para quem quiser saber mais ou até envolver-se na Wave by Wave, aqui estão os links:

 

Facebook: www.facebook.com/wavebywave
Instagram: @wavebywave
Site: www.pensamentovivo.com

 


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS