Revelada foto de surf no Havai com cerca de 120 anos

Surf havai 1800

Nativos carregam as pranchas no spot havaiano de Hilo Bay, na Big Island. Foto: Bonhams/BNPS

 

É uma verdadeira relíquia e pode muito bem ser a fotografia de surf mais antiga do Mundo. A imagem tem 120 anos e pertence a um fotógrafo inglês que esteve no Havai no final do século XIX. Segundo noticiou esta segunda-feira o jornal britânico "Daily Mail", foi agora revelada e prepara-se para ir a leilão juntamente com outras preciosidades que demonstram o estilo de vida havaiano da época.

 

Herbert Smith deixou o porto de Liverpool em 1983 navegando até Honolulu, atual capital do Havai. Por lá encontrou uma realidade pura e bastante diferente. Dessa forma decidiu escrever cartas para documentar a experiência, às quais juntou várias fotografias dos nativos e das paisagens locais. O álbum de 62 imagens foi mantido pela família de Smith e só agora foi revelado.

 

O leilão do álbum das imagens vai iniciar-se no próximo dia 1 de março e especula-se que a família pretenda 2.500 libras, aproximadamente 3 mil euros, pelo mesmo. Herbert Smith viveu no Havai durante a parte final da última década do século XIX, uma altura dramática para o povo havaiano, com o território a acabar por ser anexado pelos Estados Unidos em 1898.

 

Entre as dezenas de fotos encontra-se inclusivamente uma imagem de camponesas a trabalhar arduamente, sendo que, segundo as cartas que a família detinha, algumas são de origem portuguesa e outras de origem japonesa. No que diz respeito à imagem de surf, é possível ver dois nativos sem roupa a carregarem as pranchas pelo areal de Hilo Bay, uma larga baía situada na costa este da Big Island e que seria um spot de surf concorrido na altura.

 

O Havai é o berço do surf, sendo que os primeiros relatos de nativos a deslizaram nas ondas em pedaços de madeira remontam ao século XVIII, altura em que se acredita ter sido inventado o desporto pelo povo polinésio. O tenente James King foi a primeira pessoa a escrever sobre a prática de surf no Havai, em 1779. Já Mark Twain descreveu em 1866 a prática como sendo "o passatempo nacional".

 

Na altura em que as fotos foram tiradas, é muito provável que o surf ainda não se tivesse expandido do Havai para o resto do Mundo. Esse é um fenómeno que acontece no início do século XX. As imagens impressionam também pelo paralelismo que estabelecem entre o modo de vida dos nativos havaianos e a atualidade, sendo muitas as diferenças evidenciadas.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS