Tiago Pires é o novo mentor de Vasco Ribeiro para atacar a qualificação para o CT

Vasco Saca

Uma nova dupla do surf nacional que promete dar que falar. Hugo Silva / Red Bull Content Pool

 

É a grande notícia do "mercado" do surf em Portugal. Tiago Pires e Vasco Ribeiro vão juntar-se, numa aliança que visa ajudar o campeão mundial júnior de 2014 a conseguir a qualificação para o World Tour do próximo ano. A parceria acaba de ser anunciada através da assessoria de comunicação do jovem surfista da Poça.

 

Quem melhor para indicar o caminho rumo ao topo do surf mundial, que o primeiro português a ter lá estado. Saca esteve durante 7 épocas consecutivas entre os melhores surfistas do Mundo e, certamente, que está apto para aconselhar da melhor forma Vasco Ribeiro nesta novo paradigma.

 

Mas há mais novidades, pois o novo treinador de Vasco Ribeiro será José Seabra, o mesmo que ajudou Tiago Pires a chegar ao topo do surf mundial. Depois de ter trabalhado com David Raimundo na APS e com Rodrigo Sousa no Outside Surf Project, Vasco tem agora uma nova equipa técnica à disposição.

 

Após duas temporadas onde acabou por não conseguir chegar-se à frente no ranking do WQS e lutar diretamente pela qualificação para o WCT, Vasco, de 22 anos, entra agora numa nova fase que terá tudo para dar certo. Com Frederico Morais a fazer a estreia no World Tour deste ano, cabe agora ao tricampeão nacional tentar seguir o rumo do amigo.

 

Segundo Saca revela no comunicado, a ideia desta parceria partiu de Vasco Ribeiro. "A ideia nasceu de um convite feito pelo Vasco no final de 2016. Após refletir sobre o que seria o meu futuro próximo em termos de carreira e com uma vontade que já vem de há muito de ser agente desportivo, decidi abraçar este projeto e aceitar o convite do Vasco. A minha função não é a de treinador, essa deleguei ao José Seabra, mas sim a de mentor e também agente de carreira. Quero ser o pilar que está por trás do atleta para o apoiar em tudo o que for preciso. A ideia é fazer do Vasco um atleta completo e consistente. Vamos trabalhar nas várias vertentes – física, técnica, mental e nutricional – para fazermos dele um atleta melhor preparado e com uma longevidade de carreira acima da média", especifica.

 

"Para mim isto é um enorme desafio, talvez o segundo maior da minha vida profissional depois da minha qualificação. Eu vivo para este tipo de momentos. Depois de parar em 2016 para a realização do documentário, cheguei a um momento em que preciso novamente de um desafio grande e este parece-me à altura. Para mim o Vasco é talvez o maior talento que Portugal já viu crescer em termos de surf e o potencial dele chegar muito longe é grande", reforça Tiago.

 

Vasco Ribeiro também se mostra bastante motivado para esta nova parceria. "Estou muito contente por começar este projeto, por ter o Saca como mentor e agente, o José Seabra como treinador e por estar a trabalhar com toda a equipa envolvida nisto. Tem sido ótimo e tem tudo para dar certo, com toda a experiência que o Tiago tem e que certamente me vai ajudar imenso. Agora é trabalhar forte e trabalhar bem para conquistar os meus objetivos. E o objetivo principal é a qualificação para o CT", frisa o surfista da Poça.

 

Já para Para Ricardo Aragão, Head of Marketing da DEEPLY, existe potencial nesta dupla para alcançar os objetivos. "Desde o início que acreditamos profundamente no sucesso do Vasco. O ano 2016 foi claramente muito inferior ao seu potencial e era notório que o caminho a seguir teria de ser diferente. A participação do Saca na estratégia futura do Vasco traz um elevado grau de motivação aliado a um outro nível de dedicação e exigência para o Vasco. Os objetivos continuam os mesmos e agora acreditamos que temos melhores condições para os atingir. Quando o Vasco entrou para a DEEPLY, o facto de ser uma marca portuguesa com ambições internacionais ia em linha com as suas ambições. Uma vez mais, com um forte apoio de uma equipa portuguesa, vamos todos dar o nosso maior contributo para o sucesso do Vasco", assegurou.

 

Vasco Ribeiro viaja no dia 15 de Fevereiro para a Austrália, onde vai marcar presença no Maitland & Port Stephens Toyota Pro e no Australian Open of Surfing, ambos com uma cotação de 6.000 pontos a contar para as Qualifying Series da World Surf League. O surfista de 22 anos do Estoril tem como Main Sponsor a marca de surf portuguesa DEEPLY. Para além da DEEPLY tem o apoio da Red Bull, Moche, Smith e Fruut.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS