Cabedelo vai ser a primeira praia portuguesa com iluminação para surf noturno

Surfando-à-noite

Já se imaginaram a surfar na nossa costa com a lua a observar?

 

A partir de 2017 vai ser possível surfar à noite na mítica praia do Cabedelo na Figueira da Foz. A Câmara Municipal da Figueira da Foz prepara-se para implementar iluminação na referida praia de forma a que seja possível surfar 24 horas por dia no local.

 

Esta medida faz parte de um projeto de requalificação do Cabedelo. Esta será a primeira praia portuguesa a ter iluminação noturna, num projeto inovador que vai assim dar mais possibilidades aos surfistas locais de poderem apanhar ondas boas. Sobretudo aqueles que trabalham durante as horas de luminosidade natural.

 

É nosso objetivo que este local seja uma estância para a prática dos desportos de ondas", refere o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, avançando que a empreitada de requalificação vai decorrer ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PEDUS), contratualizado no âmbito do Pacto Regional.

 

"Por solicitação do SOS Cabedelo serão enquadrados neste projeto os equipamentos de iluminação necessários à prática do surf noturno", esclarece João Ataíde. Esta era já uma vontade antiga da SOS Cabedelo, que em 2017 vai ver assim o seu desejo realizado.

 

"Para o grupo de cidadãos e praticantes que abraçou esta ideia, foi uma enorme alegria e motivo de orgulho saber do compromisso da autarquia em avançar com a iluminação do Cabedelo para a prática do surf durante o período noturno", reconhece o escritor e surfista Gonçalo Cadilhe.

 

Também João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, já salientou a importância desta decisão do executivo camarário figueirense, destacando "o carácter pioneiro da iluminação do Cabedelo no contexto nacional". Se esta longa e perfeita direita já era uma das ondas mais apetecíveis da nossa costa, agora vai tornar-se ainda mais desejada.

 

Fonte da autarquia local garantiu à Agência Lusa que a empreitada vai arrancar "o mais breve possível", sendo que as obras de requalificação do Cabedelo poderão estar terminadas somente em 2018.

 

Recentemente também o município de Lima, no Peru, anunciou a iluminação de uma das suas praias. Em Itália também já é possível surfar à noite ou até em Bali, na Indonésia. Agora, o surf nocturno também será possível em Portugal de forma diária.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS