Portugueses preparam-se para o Nazaré Challenge

surfistajmacedo fotoricardobravo

João Macedo em ação. Foto: Ricardo Bravo

 

Numa altura em o circuito mundial está prestes a arrancar no hemisfério norte, com a primeira etapa (Pe'ahi Challenge - Hawaii) em alerta verde para começar sexta-feira e uma ondulação prevista com ondas de mais de 10 metros, procuramos saber juntos dos wildcards Portugueses como está a ser a preparação para a disputa da Bolsa 'EDP Tour', que irá entregar um prémio no valor de 2000€ ao melhor surfista classificado no Nazaré Challenge: João de Macedo, António Silva, Nicolau Von Rupp, Alex Botelho e Hugo Vau.

 

A preparação para a etapa Portuguesa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League, que terá lugar na Nazaré e cujo período de espera abriu no dia 15 de Outubro, é neste momento o foco de treino dos surfistas portugueses de ondas grandes.

 

Depois de várias sessões de treino na Nazaré, a primeira grande ondulação da temporada ocorreu no passado dia 24 de Outubro. Esta ondulação chegou a atingir ondas de "talvez 15 a 18 metros, a sessão foi memorável, a maior parte foi em tow-in, mas nós tentámos remada também", refere João Macedo, um dos surfistas nacionais que participaram nesta sessão.

 

Porque a preparação para o Nazaré Challenge não é feita exclusivamente no mar, existe toda uma preparação no Porto da Nazaré com motas de água e equipamento de segurança e ainda a preparação física que é feita fora, por exemplo no Centro de Alto Rendimento da Nazaré.

 

Para além dos treinos de Surf, os surfistas recorrem também a treinos de apneia. Este treino é essencial para enfrentar os momentos em que se fica debaixo de água, à espera que a onda passe. O surf de ondas grandes requer um esforço extra no que diz respeito à respiração, como explica Alex Botelho "Para além do mergulho, faço um regime de treino diário, mais focado em apneia de esforço e pilates, que posso também aplicar em outras modalidades que esteja a praticar". O mergulho por exigir apenas a reserva de ar presente nos pulmões simula os momentos em que os surfistas ficam debaixo de água em suspensão.

 

António Silva, tem nesta altura "uma rotina de ginásio, piscina e caça submarina. Quando a ondulação é grande, o treino é complementado com o surf".

 

Nic Von Rupp foi uma presença no capitulo Perfeito, evento de ondas perfeitas que decorreu na praia do Norte no passado dia 31 de Outubro, referindo em entrevista que "os recordes de mota de água foram todos quebrados e agora o ultimo desafio é tentar surfar as maiores ondas do mundo na remada, o que é muito mais dificil. Temos de estar na zona de impacto constantemente, arriscamo-nos a levar com ondas maiores na cabeça".

 

"O treino funcional é o treino do corpo nas diversas formas em que é suposto se movimentar, actividades normais do dia a dia e desportivas e previne lesões, tal como ajuda na performance," explica João Macedo, que iniciou este tipo de treino há cerca de 2 meses com vista à sua preparação para o Nazaré Challenge. "Toda a equipa participa ainda nos treinos de apneia da equipa coordenada pelo João Parrissot (Wave Crushers Training System) que são uma mais valia para qualquer treino de inverno".

 

O período de espera para o Nazaré Challenge decorre até ao dia 28 de Fevereiro, sendo a chamada oficial dada pela WSL (World Surf League), o que poderá acontecer quando a próxima ondulação com as condições perfeitas chegar à nossa costa.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS