Batalha no surf ibérico: Afinal, surfamos mais que os espanhóis ou não?

Tiago Pires Rivals

O Capitão Saca já está à procura de reforços para bater os nossos históricos rivais. Foto: Hugo silva | Red Bull Content Pool


Calma. Não precisam levar a questão para um lado mais bélico. Trata-se apenas do Red Bull Rivals, um evento que propões reatar uma rivalidade marítima que data do período dos descobrimentos e que agora irá ser "resolvida" através de uma competição de surf.

 

Portugueses e espanhóis irão enfrentar-se num evento inovador e bem peculiar, de forma a encontrar os grandes campeões da Península Ibérica. Surfamos melhor que eles ou não? Uma vez que o capitão da equipa portuguesa é Tiago Pires, podemos começar a ficar mais descansados. Embora do outro lado esteja Aritz Aranburu.

 

Dessa forma, é necessário começar a criar uma equipa competente e talentosa. E quem formará a equipa? Qualquer surfista pode entrar, uma vez que o evento divide-se por várias categorias. Vamos passar a explicar...

 

Juntamente, com o "Capitão Saca", a equipa portuguesa vai contar com mais cinco elementos. O primeiro deles é o "local hero" e será escolhido pelo próprio capitão. Os outros quatro elementos sairão de uma votação que escolherá um surfista Pro AM, um Júnior entre os 16 e 20 anos, uma surfista feminina (Girl) e um surfista amador de fim-de-semana (Weekend Warrior).

 

Será já a partir de 11 de novembro que se iniciam as inscrições no site do evento, com as votações a começaram três dias depois. Esta primeira fase de votação online está aberta a qualquer surfista. Sim, tu que estás a ler isto, mesmo que não sejas pro, também podes entrar na disputa. Basta para isso seres um "guerreiro de fim-de-semana".

 

Depois de escolhidas as equipas para esta aguardada batalha ibérica, o período de espera do Red Bull Rivals inicia-se a 9 de janeiro do próximo ano. A partir desse dia os elementos de ambas as equipas vão ficar em alerta para uma possível chamada. A prova divide-se em duas etapas, uma em Espanha e outra em Portugal. As praias que irão receber a "batalha" ainda não foram divulgadas.

 

Se, por um lado, acreditamos que temos o talento do nosso lado, não podemos subestimar os nossos vizinhos espanhóis. Isto porque no ano passado já tiveram a experiência de entrar num evento semelhante, onde uma equipa continental defrontou a equipa das ilhas. O que lhes confere já alguma experiência.

 

A competição destaca-se também pelo seu formato inovador de seis contra seis, com heats de 30 minutos, onde pontuam apenas as duas melhores ondas. Resta-nos esperar que os nossos guerreiros estejam ao melhor nível para recuperar o domínio ibérico. Qual tratado de Tordesilhas... nós queremos é vencer o Red Bull Rivals.

 

RED BULL RIVALS
Registo online a partir de 11 novembro 2016
Votação online a partir de 14 de dezembro 2016
Período de espera a partir de 9 janeiro 2017
Call dos atleta 7 dias antes da competição
Final call 72 horas antes da competição
Categorias PRO/AM, JUNIOR, GIRL, WEEKEND WARRIOR, LOCAL HERO


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS