Surf voltou ao berço do Campeonato Nacional de Esperanças

IMG 3277

Foto: Rui Sá


Press release - Uma prova de surf voltou a ser realizada na Praia Azul, em Vila do Conde, praia onde se realizou o primeiro campeonato de surf esperanças em 1993, na passada sexta-feira e sábado. Com organização do Clube Fluvial Vilacondense, este evento foi efectuado em parceria com o Club de Surf do Porto e pontuou para o circuito Intersócios deste.

 

Esta prova contou com atletas de todo o norte de Portugal, distribuídos pelas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Open, Sub-12 Feminino e Open Feminino.

 

No primeiro dia as ondas variaram entre o 0,5 e o 1,5 metros. No sábado o mar baixou e foi preciso esperar que a maré baixasse para haver ondas, que nunca passaram do meio metro.

 

Também no sábado, um espetáculo proporcionado por golfinhos no outside, perto dos atletas em prova, veio dar ainda mais emoção a este evento.

 

Relativamente às categorias, a grande surpresa foi a inclusão da categoria Sub-12 feminina, vencida por Ana Lima, seguida por Leonor Gomes, ambas de apenas 10 anos, fazendo jus a esta praia como berço do surf de esperanças.

 

Na outra categoria feminina em disputa, a Open, Alba Loves repetiu a vitória alcançada no Porto na 1ª etapa.

 

João Crespo dominou a categoria Sub-12 masculina.

 

José Maria Bruschy foi o grande destaque da prova ao vencer nos Sub-14, sub-16 e ficado em terceiro em Open (não competiu em Sub-18), competindo em vários heats consecutivamente.

 

Nos Sub-18 a vitória coube a Manuel Villas Boas e na Open ao favorito Elohe Alvarez que deu espetáculo com os seus aéreos.

 

No final, a felicidade reinou entre os organizadores e atletas pelo sucesso da prova e João Almeida, principal responsável da organização, deixou garantias de continuidade. Também para Zé Beto Miranda, presidente do Club de Surf do Porto, este tipo de parcerias entre clubes do norte são para manter e alargar, estando já a ser preparadas outras etapas do Circuito Intersócios nestes moldes.

 

Outro sucesso desta prova foi a transmissão em directo via Youtube, pela Streamport.

 

O campeonato teve os apoios de P-Unit Surfboards, Quiksilver, Roxy, Big Wave Surf Shop, Vooduu, Natur Navega, Fix to Move, Eusébios, Carisma Caffé, RM Informática, Streamport, Virescorpus, CSI Clínica, Oficina do Fato de Surf e Nelo. Ao nível institucional conta com os apoios da Camara Municipal de Vila do Conde, Junta de Freguesia de Vila do Conde, Os Delfins e Galécia.

 

Resultados:

 

Open
1º Elohe Alvarez
2º João Fernandes
3º José Maria Bruschy
4º Marco Pereira

 

Sub-18
1º Manuel Vilas-Boas
2º José Miranda
3º Alexandre Gonçalves
4º Miguel Nogueira

 

Sub-16
1º José Maria Bruschy
2º Filipe Cruz
3º Manuel Vilas-Boas
4º Martim Canto Moniz

 

Sub-14
1º José Maria Bruschy
2º Victor Sizaret
3º Sacha Garcia
4º Guilherme Carvalho

 

Sub-12
1º João Crespo
2º Duarte Pinho Dias
3º Francisco Silva

 

Open feminino
1ª Alba Loves
2ª Catarina Dias
3ª Maria Bouçanova
4ª Inês Cardoso

 

Sub-12 Feminino
1ª Ana Lima
2ª Leonor Gomes



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS