João Dantas sagrou-se campeão nacional de Longboard em Gaia

 João Dantas

Dantas repetiu o título conquistado no ano passado. Foto: Tó Mané

 

Press release - O Atlantic Surf Fest acolheu no passado Domingo a quarta etapa do Campeonato Nacional de Longboard, que contou com boas ondas, bom tempo e muito bom ambiente na praia de Canide Norte, acabando por coroar antecipadamente os campeões nacionais da modalidade. O campeão nacional em título, João Dantas, voltou a vencer em 2016, batendo Sebastião Maia, Ruben Silva e Isaac Felizardo na final, deixando-os em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

 

Com a sua terceira vitória no Campeonato Nacional deste ano (mais um segundo lugar na etapa anterior), o jovem João Dantas, de 18 anos, chegará à derradeira etapa, que se realizará no final do ano, na "sua" praia de São Pedro do Estoril, já como bicampeão nacional.

 

Também local de São Pedro do Estoril, João Gama, de 17 anos, venceu a quarta prova deste ano na categoria sub-18, igualando o feito do amigo Dantas e sagrando-se também campeão nacional antecipadamente. Na etapa de Gaia, João Gama deixou Isaac Felizardo em segundo lugar, Frederico Mittermayer em terceiro, António Dantas em quarto e Gonçalo Feijão no quinto posto.

 

No Sábado, igualmente no Atlantic Surf Fest, disputou-se a terceira etapa do Campeonato Nacional de SUP Wave, com vitória para Diogo Queimada, que assim assumiu a liderança do ranking nacional, à frente do campeão nacional em título, Rui Fialho, segundo classificado na etapa. Ambos deixaram Pedro Casqueira (vencedor da etapa anterior) e Simão Manuel (vencedor da primeira etapa) em terceiro e quarto lugares, respectivamente. A duas etapas do final do Campeonato, tudo está ainda por decidir!

 

Estas duas etapas nacionais, que em conjunto ofereceram um prémio monetário de 3.000€ aos participantes (1.500€ por prova – a maior premiação em Portugal), tiveram como objectivo a preparação dos surfistas portugueses para o "prato forte" do Atlantic Surf Fest deste ano, a segunda etapa na Europa do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League, que se realizará ao longo deste próximo fim-de-semana, de 10 a 12 de Junho.

 

Assumindo-se cada vez mais como a "capital do Longboard" nacional, Gaia volta a colocar Portugal no mapa dos eventos internacionais desta modalidade, mais de 15 anos depois do último grande evento realizado no nosso país e pela primeira vez no norte.

 

Com uma óptima previsão para o fim-de-semana, onde reinarão o sol, ventos favoráveis e uma boa ondulação, o Gaia Pro contará com a presença dos melhores longboarders nacionais, seguramente, mas também com a de alguns dos melhores do mundo.

 

Já confirmados estão os nomes dos irmãos franceses Antoine e Edouard Delpero, finalistas na primeira etapa deste ano, em França; do multi-campeão europeu e Top 3 mundial, o inglês Ben Skinner; da brasileira Chloé Calmon, Top 3 mundial feminina; da francesa Victoria Vergara, ex-campeã europeia; da portuguesa Kathleen Barrigão, actualmente no quarto lugar do ranking europeu; e sobretudo da maior estrela internacional que estará entre nós, o peruano Piccolo Clemente, actual bi-campeão mundial de Longboard.

 

Razões de sobra para não perder o Atlantic Surf Fest, que é um evento para todas as idades e tipos de interesse! Por isso, haverá igualmente espaço para diversas actividades paralelas, como workshops, exposições, concursos de fotografia de surf, conferências didáticas nas escolas do concelho, aulas gratuitas de surf, paddle surf e SUP yoga, concertos, concursos de DJ's, provas de comida e vinho regional, Sunset Party's todos os dias, mercado de artesanato e muito mais.

 

Tudo isto de forma gratuita! Uma comemoração digna de um quinto aniversário, tendo sempre como objectivo o melhoramento das propostas apresentadas. Não perca, até dia 12 de Junho, em Gaia, o Atlantic Surf Fest!

 

O Atlantic Surf Fest 2016 é uma organização do Portugal Ativo Club, com o total apoio da Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia e Turismo do Porto e Norte, o patrocínio da Douro Gaz, Liberty, Pagaqui, Novotel, Superbock, Junta de Freguesia de Canidelo, o apoio da Douro Marina, SupDouro, Nelo, Pena Park Aventura e Cespu, tendo como media partners o Porto Canal, FuelTV, Rádio Nova Era – Rádio oficial, SURFPortugal, Surftotal e Onfire.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS