Pedro e Carol Henrique vencem no Porto e chegam-se à frente na luta pelo título

LMoche Porto Dia1 Acção PHenriques 3 1

Surf progressivo de Pedrinho levou a melhor nas ondas nortenhas. Foto: Pedro Mestre/ANS

 

Foi ao ritmo das surpresas que o Sumol Porto Pro avançou este sábado. E avançou tanto que só parou com as coroações dos campeões. O facto de o mar estar a descer bastante para domingo, obrigou a organização a ir avançando já hoje até às decisões, com Carol Henrique e o irmão Pedro Henrique a acabarem por conquistar esta terceira etapa da Liga Moche 2016.

 

Os títulos do Sumol Porto Pro ficaram assim em família. Mas se Carol gostou do sabor do triunfo na Caparica, repetindo o feito agora em Leça da Palmeira, já Pedro Henrique fez a sua estreia a vencer em etapas da Liga. Ambos, dão um salto significativo para a liderança da luta pelo título nacional. Carol é líder isolada do ranking e Pedrinho só tem o galego Gony Zubizarreta – não pode ser campeão nacional - à sua frente.

 

Depois da surpreendente eliminação do tricampeão nacional Vasco Ribeiro logo no primeiro dia de prova, este sábado as surpresas continuaram a acontecer. Na 3.ª ronda todos os heats contaram com baixas de peso. Primeiro foi o campeão nacional Frederico Morais a cair num heat vencido por Filipe Jervis e onde Guilherme Fonseca garantiu a outra vaga.

 

No heat 2 Gony Zubizarreta não conseguiu melhor que o 4.º e último posto, vendo Pedro Henrique e Pedro Coelho avançarem para a fase man-on-man. Já no heat 3 foi Tiago Pires e também José Ferreira a serem eliminados por Eduardo Fernandes e Marlon Lipke. Por fim, no último heat da ronda Tomás Fernandes e Ruben Gonzalez ajudaram a fazer cair o favorito local e campeão nacional de 2009 João Guedes.

 

Nos quartos-de-final a experiência acabou por levar a melhor frente à juventude. Filipe Jervis eliminou Pedro Coelho. Pedro Henrique superou Guilherme Fonseca com um incrível score de 18,75 pontos, graças a um surf bastante progressivo. Marlon Lipke venceu Tomás Fernandes. E, por fim, a exceção à regra foi o triunfo de Edu frente ao tetracampeão nacional e recordista de títulos Ruben Gonzalez.

 

Nas meias-finais foi por muito pouco que Filipe Jervis não travou a caminhada gloriosa de Pedro Henrique. O surfista de Cascais esteve em grande plano ao longo de todo o evento e foi por apenas 0,15 pontos que não avançou até à final. Pedro Henrique garantiu assim o passaporte para a final, onde defrontaria Marlon Lipke, que bateu com algum à vontade Eduardo Fernandes.

 

No heat decisivo Marlon e Pedrinho protagonizaram uma grande disputa. Apesar de ser um dos surfistas mais pesados em prova, o surfista algarvio conseguia sempre encontrar espaço para colocar power nas pequenas ondas nortenhas. Contudo, a leveza e os aéreos do surfista luso-brasileiro acabaram por levar a melhor. Pedro Henrique somou 12,85 pontos, contra 12,05 de Lipke, e fez a festa final.

 

Já antes, a irmã Carol Henrique também havia sido coroada campeã. Depois de uma 2.ª ronda onde as top seeds impuseram a sua forças, a jovem Mariana Garcia acabou por ser a grande surpresa entre as semifinalistas. Mas o sonho terminou na meia-final frente a Carol Henrique. Já na outra meia-final Camilla Kemp acabou por levar a melhor frente a Teresa Bonvalot, que este ano está a demorar a encontrar o ritmo dos triunfos.

 

Na final quem vencesse ficava na liderança do ranking e Carol conseguiu começar mais forte, ficando bastante ativa na bateria. Com 12,85 pontos conquistados a surfista luso-brasileira superou os 11,10 da rival e amiga Camilla. Um triunfo justo, que acabou por isolar Carol Henrique na liderança da luta pelo título nacional. Uma luta que parece cada vez mais complicada para a campeã nacional em título, Teresa Bonvalot.

 

Destaque ainda para a Renault Expression Session, que foi vencida pelo nortenho Elohe Alvarez. Contudo, outra das notas importantes foi a presença na água de Nuno Vitorino, surfista adaptado e presidente da SURFAddict, que também quis juntar-se à festa do surf nacional. O próximo capítulo da Liga Moche é na Praia Grande, já no início de junho.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS