Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong adiado para outubro

PraiaNorteHélioValentim
Organização aposta na segunda época de ondas na Nazaré para realizar a prova em condições que façam justiça aos surfistas, público e patrocinadores. Foto: Hélio Valentim


Press release - Terminou no passado sábado (30 de abril) o período de espera da 5ª edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, após um prolongamento suplementar da data limite para a realização do evento (originalmente 17 de março). A ausência de condições de mar perfeitas na Praia do Norte, local da competição em 2016, manteve-se durante todo o período extra de espera, não se registando nenhum dia que permitisse à organização realizar a prova dentro dos parâmetros de perfeição que caracterizam esta competição especial.

 

Esta situação fica a dever-se ao facto de 2016 estar a ser um ano atípico (de El Niño), em que não foram registadas, em nenhuma ocasião nos últimos três meses e meio, condições de ondulação e de vento favoráveis e suficientemente consistentes para proporcionar um dia completo de surf em ondas tubulares perfeitas na Praia do Norte, inviabilizando assim a realização da prova.

 

"Tivemos um inverno com uma percentagem de incidência de ventos Leste muito baixa, e a pouca incidência que houve esteve associada a dias de ondas muito pequenas ou muito grandes", disse Pedro Monteiro, diretor de prova do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong. "Foi um inverno de El Niño, com muitos ventos de Oeste e de Sul, sem qualquer registo de dias com ondas dentro dos parâmetros que a organização do Capítulo Perfeito procura".

 

Neste cenário, e contando com o apoio incondicional da Câmara Municipal da Nazaré, patrocinadores e parceiros do evento, a direção técnica do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong decidiu suspender a competição até outubro deste ano, altura em que o evento será reativado com o mesmo leque de atletas escolhidos pelo público e com um novo período de espera de 5 de outubro a 15 de novembro. Perante o comportamento imprevisível e inesperado da Natureza, o foco da organização é agora o de fazer justiça às escolhas do público e às expetativas dos surfistas, procurando colocar os atletas mais votados pelos fãs nas melhores ondas que a Praia do Norte é capaz de produzir.

 

Esta decisão é motivada pelo facto de a Praia do Norte ser um surf spot único na costa portuguesa, com características muito específicas que a consagram com uma segunda época de ondas em período outonal, havendo elevadas garantias de se encontrar o dia perfeito para a realização da prova nas primeiras semanas do outono, altura do ano fértil em ondulações na Nazaré.

 

"A nossa prioridade é cumprir as expectativas que criámos nos surfistas convidados, porque deles depende em grande parte o sucesso deste evento", começou por dizer Rui Costa, responsável pela organização. "Tivemos o apoio de todos os atletas nesta decisão e o nosso foco é agora honrar o compromisso que assumimos com eles, com o público e com os nossos parceiros. A Praia do Norte é uma praia única, com uma segunda época de ondas no outono, que nos dá boas perspetivas de dias clássicos durante o novo período de espera. Tudo faremos para que os surfistas e o público tenham aquilo que lhes foi prometido", concluiu.

 

"Porque todos queremos um Allianz Capítulo Perfeito com as melhores ondas, estamos ao lado da organização nesta decisão de adiar o evento até existirem condições que dignifiquem o seu conceito, os seus parceiros e os surfistas", afirmou José Francisco Neves, Diretor Coordenador de Market Management e Comunicação da Allianz. "Estamos completamente na onda ao adiar o período de espera de modo a cumprirmos o mote do evento: os melhores surfistas nas melhores ondas".

 

"Foi a melhor decisão que podiam ter feito", declarou ainda Nic von Rupp, um dos atletas portugueses selecionados pelo público para participar na competição. "Em outubro do ano passado apanhei um dia épico na Praia do Norte; não há muitas ondas no mundo que aguentem aquele tamanho tão perfeito. Se apanharmos um dia daquele género, será com certeza o melhor campeonato de sempre. Vai ser incrível poder competir com os melhores do mundo em casa. É uma boa opção mudar o campeonato para outubro, porque é nessa altura que a Nazaré dá o melhor de si".

 

Com esta decisão, a organização do evento assume a responsabilidade de realizar a prova no melhor dia de ondas do novo período de espera numa data que não coincida com as provas internacionais agendadas para os meses de outubro e novembro em Portugal.

 

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS