Carina Duarte vence Miss Sumol Cup

Carina

Carina está imparável! Foto: Ricardo Bravo

 

Carina Duarte venceu há momentos a Miss Sumol Cup, na praia da Barra, em Ílhavo. Na final, a surfista da Ericeira superou Camila Kemp (2º), Ana Sarmento (3º) e Constança Coutinho (4º), num heat muito disputado.


Não há dúvidas de que Carina atravessa um excelente momento de forma. Depois de ter feito no Swatch Girls Pro o melhor resultado de uma portuguesa no WQS nos últimos anos (13º), a surfista da Ericeira acaba de vencer a 5ª etapa da Liga MOCHE 2013 para as senhoras, resultado que a coloca na linha da frente para a conquista do título nacional.

 

Teresa Bonvalot, que liderava o ranking feminino da Liga, caiu nas meias-finais da prova ilhavense e Carina é agora a nova líder e maior candidata ao título de 2013.


Devido às más condições de mar na Costa Nova, a competição de surf foi transferida para a praia da Barra, onde finalmente a Nortada deu tréguas. Com Teresa Bonvalot e Maria Abecassis, outra das candidatas ao título nacional, afastadas nas meias-finais, Carina Duarte tinha uma excelente oportunidade de desfazer a diferença que a separava de Bonvalot e distanciar-se de Abecassis.

 

Porém, não foi tarefa fácil, já que a final foi quase inteiramente liderada por Camilla Kemp, que abriu o heat com uma onda de 6 pontos, conseguindo manter-se na frente durante quase todos os 25 minutos. Contudo, nos derradeiros minutos, Carina fez duas ondas boas e alcançou a vitória com um score de 12.70 pontos, superando a atleta do Guincho por apenas 0,20 pontos.


Ana Sarmento teve igualmente um bom desempenho, ficando apenas a 0.70 pontos da vencedora (12.00), fruto de duas ondas pontuadas com 6.00. Os scores demonstram quão equilibrada foi a final da Miss Sumol Cup 2013, onde apenas Constança Coutinho, que até ali tinha tido um óptimo desempenho, destoou com um score total de apenas 5.30 pontos.


A organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), contabilizou 137 ondas surfadas, em que apenas uma foi Excelente. A onda de 8.25 pontos foi conseguida por Teresa Bonvalot, ainda nos quartos-de-final, o que lhe valeu o prémio de Melhor Onda.


Já a Miss Simpatia, na vertente surf, ficou em casa, tendo sido atribuído a Inês Beirão, atleta da Associação de Surf de Aveiro.

 

A 9ª edição da Miss Sumol Cup encerra hoje com a surfada simbólica do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, que será acompanhado por José Machado, director do IPAM – The Marketing School de Aveiro, e ainda por Ivan Silva, do Diário de Aveiro. Em acréscimo, os monitores da Escola de Surf da ASA ministrarão, na praia da Costa Nova, frente ao Contiqui, aulas a todos os interessados, assim as condições de vento e mar o permitam.

 

DECLARAÇÕES DAS FINALISTAS


Carina Duarte, Ericeira (1º lugar) – “Estou muito contente com esta minha primeira vitória na Miss Sumol Cup. Correu bem e ter ganho foi muito bom, pois gosto muito deste campeonato. Estiveram boas ondas e com esta segunda vitória do Nacional fico mais perto de poder ser campeã”.


Camilla Kemp, Guincho (2º lugar) – “Foi muito giro, porque este campeonato é muito bom e muito diferente dos outros todos, pois nós estamos sempre muito perto umas das outras e o ambiente é muito bom. Estou muito contente com o segundo lugar, pois gosto imenso deste campeonato e hoje surfei bem”.


Ana Sarmento, Ericeira (3º lugar) – “Este Verão tenho surfado menos porque estou a trabalhar e sentia-me pouco em forma… Mas vinha para aqui com muita pica, porque este é o campeonato que mais gosto de competir. É o meu preferido, pois aqui somos sempre o centro das atenções. Para além disso, tirando um ano, faço sempre bons resultados e tenho chegado sempre à final. Foi uma boa final e vê-se nas notas que foram muito parecidas. Estou contente com o meu terceiro lugar e fico contente pela Carina”.

 

Constança Coutinho, Estoril (4º lugar) – “O campeonato correu bem, mas não sei o que se passou na final. Tinha estado a surfar muito bem, mas na final fiquei meio perdida, não consegui encontrar-me com as ondas. Estou contente, até porque ainda não tinha feito uma final no Nacional Open, só no Projunior”.


MISS SUMOL CUP 2013 conta com o apoio
Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo
Turismo do Centro
Contiqui Bar, Isabel Castro, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Pascoal, Malibu, Pizzarte, Grestel - Costa Nova, IPAM, Hotel Barra, Ach Brito, Tribo do Sol, Turbo Bodyboards, MCC Terapias e Estação da Luz
Cidade FM, Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Onfire e Diário de Aveiro

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS