Vasco Ribeiro e Carol Henrique conquistam o Allianz Sintra Pro e a liderança do ranking

vasco carol

Vasco e Carol viveram dia glorioso, pois também venceram a Triple Crown. Foto: Luís Niza/ANSurfistas

 

Vasco Ribeiro veio com a corda da África do Sul, onde alcançou um 5.º posto num QS10000 na semana passada, e demonstrou na água estar um nível acima de toda a concorrência nacional. A excelente forma demonstrada ao longo dos últimos três dias na Praia Grande resultou na conquista do Allianz Sintra Pro.

 

O surfista da Poça subiu ao lugar mais alto do pódio, juntamente com Carol Henrique, também ela num bom momento e a demonstrar às adversárias que vai fazer de tudo para segurar o título conquistado no ano passado. Mas Vasco e Carol não se ficaram só pelo triunfo na quarta etapa da Liga MEO Surf. Ambos venceram ainda a Allians Triple Crown. E, como não há duas sem três, subiram à liderança do ranking nacional.

 

Após alcançar as três melhores notas do evento masculino, sempre com pontuações acima dos 9 pontos, e de ter marcado um score de 18,70 logo a abrir a competição, Vasco chegou ao dia final como grande favorito ao triunfo e só teve de confirmar esse estatuto. No dia final começou por bater Francisco Alves e depois superou o campeão nacional Pedro Henrique nas meias-finais.

 

No entanto, na final Vasco tinha pela frente um surfista também num bom momento: Miguel Blanco. A conseguir chegar cada vez com mais regularidade aos pódios, Blanco superou Justin Mujica nos quartos-de-final e Gony Zubizarreta nas meias-finais, com muita segurança à mistura. Mas na final o ritmo de Vasco foi mais forte, tendo os 17,65 pontos do tricampeão nacional, contra os 14,50 do jovem também da Linha, chegado para assegurar o triunfo na etapa.

 

"Em termos de resultados e pontuações, é capaz de ter sido dos meus melhores campeonatos de sempre. Desde o início do campeonato que me senti bem. O 5.º lugar em Ballito deu-me outra confiança. Estou a sentir-me muito bem. Agora, é pensar no que aí vem", referiu Vasco à imprensa, após o final do evento, confirmando que o bom que atravessa, depois da boa performance na África do Sul.

 

Vasco acabou por beneficiar de uma derrota precoce do mentor e anterior líder do circuito Tiago Pires logo na 2.ª ronda, num heat onde foi batido por Eduardo Fernandes e Pedro Coelho. Dessa forma, o mais novo acabou por assaltar a liderança do ranking, com Pedro Henrique a passar para o segundo posto. Vasco Ribeiro, Pedrinho e Saca serão assim os principais candidatos a sair de Cascais com o título, embora Miguel Blanco também possa ter ainda uma palavra a dizer.

 

Já na prova feminina, Carol também acabou por beneficiar de algumas surpresas pelo caminho. A líder Teresa Bonvalot acabou por cair na terceira ronda, muito por culpa da surpreendente Mafalda Lopes e de Yolanda Hopkins. A jovem Mafalda não se ficaria por aí e bateu Camilla Kemp nas meias-finais, garantindo uma vaga no heat decisivo.

 

"Neste campeonato, estive mais focada nas performances que em obter um resultado específico. Encaro a Liga MEO como um treino mas, é claro, tenho objetivos, como ser campeã outra vez. Ainda há duas etapas e está tudo em aberto", afirmou a surfista do Guincho, após mais um sucesso nas etapas do circuito nacional.

 

No entanto, na final Carol acabou por usar a experiência a seu favor, somando 13,50 pontos, contra apenas 8,50 da mais jovem. Com este desfecho, Carol Henrique garantiu a subida à liderança do ranking, partindo para a última etapa na luta pela revalidação do título, mas com Teresa Bonvalot por perto e com Camilla Kemp também ainda à espreita.

 

É em Cascais, de 14 a 16 de setembro, que tudo vai ser decidido na Liga MEO Surf e a luta pelos títulos nacionais masculino e feminino está ao rubro!

 

Resultados Finais
Final Masculina: Vasco Ribeiro, 17,65 pontos vs Miguel Blanco, 14,50;
Final Feminina: Carol Henrique 13,5 pontos vs Mafalda Lopes 8,5 pontos;
Vencedores Allianz Triple Crown: Carol Henrique e Vasco Ribeiro;
Vencedor da MOCHE Groms Cup: Afonso Antunes;
Renault Expression Session: Pedro Henrique;
Sintra Best Surfer: Leonor Fragoso e António Silva;
Sommersby Onda do Outro Mundo: Vasco Ribeiro;
MEO Rip Curl Fantasy: Henrique;
Surfista Preferido do Público: António Duarte;
MEO Convida (dois bilhetes para o Festival MEO Sudoeste): Mariana Barbosa e João Moreira.

 

Ranking Feminino
1ª Carol Henrique
2ª Teresa Bonvalot
3ª Camilla Kemp
4ª Yolanda Hopkins
5ª Mafalda Lopes

 

Ranking Masculino
1º Vasco Ribeiro
2º Pedro Henrique
3º Gony Zubizarreta
4º Tiago Pires
5º Miguel Blanco



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS