Aos 13 anos, Afonso Antunes é o novo campeão nacional Sub-16

Afonso Antunes copy copy copy copy

Afonso foi superior à concorrência no Pico da Mota. Foto: Luís Bento/FPS

 

Peniche foi a capital só surf jovem durante o último fim-de-semana, tendo recebido ação de alta qualidade, com a realização de dois dos principais campeonatos dedicados aos jovens talentos do surf nacional. Foi num deles que o super grom Afonso Antunes, de 13 anos, se sagrou campeão nacional de surf Sub-16.

 

Mas até foi com a segunda etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch que se iniciou a ação em Peniche. A praia de Supertubos recebeu os melhores groms do país para apurar os representantes portugueses na final europeia, que se irá realizar em França, em data ainda a divulgar.

 

A etapa penichense foi vencida por Santiago Graça em Sub-12, Gabriela Dinis e Martim Nunes em Sub-14 e Gabriel Ribeiro e Mafalda Lopes em Sub-16. Todos eles conseguiram a qualificação para a final europeia, sendo que também Matilde Passarinho e João Vidal conseguiram o passaporte para a desejada final.

 

No domingo, acabou por ser o Pico da Mota o palco das finais do Circuito Nacional de Esperanças na categoria de Sub-16. Vingando o terceiro lugar alcançado na final do GromSearch, Afonso Antune varreu a concorrência para sagrar-se campeão nacional, mesmo tendo apenas 13 anos.

 

Afonso começou por bater José Bruschy nos quartos-de-final. Nas meias-finais superou o grande rival da sua geração, Guilherme Ribeiro, que vinha do triunfo no GromSearch, enquanto no outro heat desta ronda Afonso Candeias bateu Joaquim Chaves.

 

Na grande final os 13,25 pontos do filho do ex-campeão nacional João Antunes foram suficientes para bater os 7,1 de Afonso Candeias, que teve de se contentar com o vice-título nacional de Sub-16.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS