ASCC Master Classic 2016: Cimeira de lendas do surf nacional na Caparica

Xaninho

Xaninho completou este incrível layback, demonstrando que velhos são os trapos. Foto: ASCC

 

Isto, sim, foi uma verdadeira cimeira do surf. Imaginam dezenas de lendas do surf nacional reunidas no mesmo lineup durante dois dias recheados de muita ação. Isso aconteceu no passado fim-de-semana na Costa de Caparica. Foi perante este ambiente de nostalgia e animação que se desenrolou mais um Campeonato Nacional de Masters. A praia do Marcelino foi assim o palco perfeito para o ASCC Master Classic 2016.

 

Divididos em quatro categorias diferentes (Masters, Grande Masters, Kahunas e Big Kahunas), estes surfistas que fazem parte do rosto dos primórdios do surf nacional competiram entre si, sempre com bastante emoção à mistura. Apesar de já não estarem frescos como alfaces, o nível de surf não ficou a dever nada aos principais campeonatos do nosso país.

 

Entre os mais "novos", onde se incluíam surfistas entre os 35 e 40 anos, foi David Luís quem levou a melhor. A competir em casa, David Luís conseguiu superar a poderosa concorrência de Justin Mujica, que foi vice-campeão. Francisco Cruz (3.º) e Ivo Anselmo (4.º) fecharam as contas da final.

 

Contudo, foi na categoria dos 40 aos 45 anos que se assistiu à final mais disputada. O triunfo sorriu a Pedro Barbudo, muito por culpa de uma interferência feita por Marcos Anastácio, que liderava a bateria. Anastácio acabou por terminar no 4.º posto, com Barbudo a vencer a luta pelo triunfo frente a Guga Gouveia (2.º) e José Gregório (3.º).

 

Na categoria Kahunas (45 a 50 anos) o triunfo foi para Miguel Sanchez, que deixou Manuel Mestre no 2.º posto, Rogério Ruiz no 3.º e Jorge Leote no 4.º. Por fim, na categoria máxima, foi Pedro "Pirujo" Araújo a subir ao lugar mais alto do pódio, batendo o primeiro campeão nacional, Almir Salazar, e ainda Josafá Fernandes e José Marcos, que terminaram no 2.º, 3.º e 4.º lugar respetivamente.

 

Foi assim que terminou um evento onde a alegria de reviver os grandes momentos do passado do surf nacional esteve à frente do factor competitivo, embora sem que se menosprezasse o nível de surf. Mas o melhor mesmo é ver o vídeo abaixo, com o resumo alargado deste incrível campeonato de verdadeiras lendas.

 

Masters (+35 anos)
1º David Luís – 14.40 pontos
2º Justin Mujica – 14.35 pontos
3º Francisco Cruz – 13.55 pontos
4º Ivo Anselmo – 9.65 pontos

 

Grand Masters (+40 anos)
1º Pedro Barbudo – 11.80 pontos
2º Guga Gouveia – 11.05 pontos
3º José Gregório - 9.85 pontos
4º Marcos Anastácio – 8.83 pontos

 

Kahunas (+45 anos)
1º Miguel Sanchez – 10.00 pontos
2º Manuel Mestre – 8.00 pontos
3º Rogério Ruiz – 6.55 pontos
4º Jorge Leote – 5.10 pontos

 

Grand Kahunas (+50 anos)
1º Pedro Araújo – 13.75 pontos
2º Almir Salazar – 11.20 pontos
3º Josafá Fernandes – 7.65 pontos
4º José Marcos – 4.25 pontos

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS