Fiji Pro: Gabriel Medina brilha na repescagem depois de ter "vacilado" no free surf

481f004f000a0c76cb3f57f12f03af59

Medina encontrou algum espaço nos poucos tubos que Cloudbreak ofereceu. Foto: WSL

 

Cloudbreak proporcionou mais um dia de condições complicadas - bem longe da perfeição a que já nos habituou – aos melhores surfistas do Mundo. Esta segunda-feira a ação do Fiji Pro foi dedicada às repescagens, onde, entre alguns tubos, os principais favoritos acabaram por cumprir a sua missão, avançando para a 3.ª ronda. Contudo, o espetáculo andou longe de ser de alto nível, com o free surf até ter oferecido mais emoção...

 

Que o digam Gabriel Medina e Jordy Smith. A super estrela brasileira foi um dos grandes destaques do dia. Pela positiva, em relação ao que fez com lycra vestida, onde até um alley-oop deu na pesada esquerda das Fiji. Mas também pela negativa, depois de um episódio nada bonito com Jordy na sessão matina de free surf. Já não é a primeira vez que vemos Medina dropinar outros surfistas, mas, desta vez, levou uma reprimenda.

 

Quando a competição não consegue depois oferecer momentos tão emocionantes como a ligeira discussão entre o brasileiro e o sul-africano, está tudo dito quanto aos níveis de espetacularidade deste segundo dia de ação em Cloudbreak. E quando a prova vai para a água, sem a organização pestanejar, em condições q.b., então também já podem perceber que o que está no horizonte não é muito famoso e possivelmente não teremos uma etapa tão power como em anos anteriores. Esperamos estar enganados...

 

 

Veteranos impõem-se

 

Esquecendo o ato polémico de Medina e passando para aquilo que realmente interessa, durante os 12 heats disputados esta madrugada, os favoritos acabaram por assumir o seu papel, avançando com maior ou menos dificuldade para a 3.ª ronda. Também houve exceções e Julian Wilson foi a maior delas. O australiano perdeu para Alejo Muniz voltou ao seu registo intermitente. Assim será difícil lutar pelo título mundial.

 

Depois houve ainda as eliminações de Kolohe Andino, Caio Ibelli e Sebastian Zietz. Apesar de serem top seeds e estarem atualmente no top 10, estas são baixas que causam menos espanto, uma vez que este seu estatuto se deve muito ao "atribulado" e surpreendente arranque de temporada e dificilmente os veremos por estas posições no final da temporada. Junta-se a eles ainda Nat Young, que foi surpreendido por Dusty Payne.

 

Dessa forma, para além de Medina, os grandes dominadores da ronda foram os veteranos Mick Fanning e Taj Burrow. Mick está de regresso à competição e mostrou-se em boa forma numa intensa batalha com Kai Otton. Já Taj, que está no seu evento de despedida do Tour, teve de suar bastante para levar de vencido Caio Ibelli. Destaque ainda para o triunfo do líder do ranking mundial Matt Wilkinson, que superou Alex Ribeiro, mantendo-se assim em boa posição para guardar a amarela.

 

Houve ainda o triunfo de Italo Ferreira frente ao wildcard local Tevita Gukilau, no primeiro e pior heat do dia, o triunfo do rookie Kanoa Igarashi frente a Seabass, a vitória de Josh Kerr num duelo muito equilibrado com Kolohe, o triunfo de Michel Bourez frente a Stu Kennedy, tal como de Ace Buchan frente a Jack Freestone e, por fim, de Conner Coffin contra Davey Cathels. Ainda assim, estas foram baterias sem o brilhantismo das outras já referidas.

 

O que sobressai deste dia, para além do momento em que Gabriel Medina decidiu ignorar um colega de Tour dentro de água, são mesmo os heats que já ficaram definidos para a 3.ª ronda e onde temos duelos bastantes prometedores pela frente. Tendo em conta que Kelly Slater vai enfrentar Jordy Smith e John John Florence terá Taj Burrow pela frente, então poderemos esperar uma bela noite pela frente. Mesmo que as ondas perfeitas não cheguem às Fiji...

 

Fiji Pro Round 2 Results:
Heat 1:
Italo Ferreira (BRA) 10.67 def. Tevita Gukilau (FJI) 3.50
Heat 2: Matt Wilkinson (AUS) 13.10 def. Alex Ribeiro (BRA)11.10
Heat 3: Gabriel Medina (BRA) 15.94 def. Ryan Callinan (AUS) 14.10
Heat 4: Alejo Muniz (BRA) 14.00 def. Julian Wilson (AUS) 11.17
Heat 5: Mick Fanning (AUS) 16.10 def. Kai Otton (AUS) 14.40
Heat 6: Dusty Payne (HAW) 16.50 def. Nat Young (USA) 14.67
Heat 7: Taj Burrow (AUS) 15.30 def. Caio Ibelli (BRA) 13.03
Heat 8: Kanoa Igarashi (USA) 13.17 def. Sebastian Zietz (HAW) 10.53
Heat 9: Josh Kerr (AUS) 15.00 def. Kolohe Andino (USA) 14.74
Heat 10: Michel Bourez (PYF) 11.50 def. Stuart Kennedy (AUS) 8.83
Heat 11: Adrian Buchan (AUS) 14.84 def. Jack Freestone (AUS) 13.16
Heat 12: Conner Coffin (USA) 13.17 def. Davey Cathels (AUS) 10.16

 

Fiji Pro Round 3 Match-Ups:
Heat 1:
Gabriel Medina (BRA) vs. Matt Banting (AUS)
Heat 2: Michel Bourez (PYF) vs. Kanoa Igarashi (USA)
Heat 3: Filipe Toledo (BRA) vs. Dusty Payne (HAW)
Heat 4: Jordy Smith (ZAF) vs. Kelly Slater (USA)
Heat 5: Wiggolly Dantas (BRA) vs. Conner Coffin (USA)
Heat 6: Adriano de Souza (BRA) vs. Keanu Asing (HAW)
Heat 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Jadson Andre (BRA)
Heat 8: Jeremy Flores (FRA) vs. Josh Kerr (AUS)
Heat 9: Mick Fanning (AUS) vs. Adam Melling (AUS)
Heat 10: John John Florence (HAW) vs. Taj Burrow (AUS)
Heat 11: Adrian Buchan (AUS) vs. Miguel Pupo (BRA)
Heat 12: Matt Wilkinson (AUS) vs. Alejo Muniz (BRA)



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS