Fiji Women's Pro: Bethany Hamilton elimina Tyler Wright e dá uma ajuda a Conlogue

fc07a13c0a2df23b0c8c69e5c6ac12b6

Bethany é uma força da natureza, que sabe transformar as contrariedades no seu ponto forte. Foto: WSL


Alguns tubos, muito power e resultados surpreendentes. Foi esta a receita de um dia verdadeiramente épico no Fii Women's Pro. Uma jornada longe onde se realizaram três rondas até ficarem definidos os quartos-de-final da quinta etapa do Women's World Tour. Com o mar a subir em Cloudbreak e a ação a ser bem mais emotiva, o grande destaque do dia acabou por ser a wildcard Bethany Hamilton.

 

A surfista havaiana começou o dia a bater a líder mundial Tyler Wright, provocando o primeiro choque do evento. Dessa forma, Hamilton ajudou a abrir caminho a Courtney Conlogue para recuperar a liderança do WWT e a norte-americano não desaproveitou a oportunidade. Mas Bethany Hamilton não se ficou por aí e ainda venceu Stephanie Gilmore e Johanne Defay na 3.ª ronda, fazendo história.

 

Apesar de já ter participado num punhado de eventos do Tour, sempre graças a convites, nunca a mediática surfista que perdeu o braço esquerdo na adolescência, após um ataque de tubarão, tinha chegado tão longe. Bethany garantiu já, pelo menos, o 5.º posto e ainda pode chegar mais longe. Mais do que o resultado, fica a forma impressionante como tem enfrentado as pesadas esquerdas de Cloudbreak, mostrando que estava mesmo destinada a ser uma das melhores do Mundo.

 

Surpresas

 

A incrível caminhada de Bethany Hamilton rumo aos quartos-de-final esteve longe de ser a única surpresa do dia. Apesar de na 2.ª ronda, grande parte das top seeds terem cumprido o seu dever, com exceção de Tyler Wright e ainda Tatiana Weston-Webb, que perdeu o duelo com a compatriota Coco Ho, muito ainda estava para acontecer.

 

Sobretudo, com a eliminação de Stephanie Gilmore frente a Nikki van Dijk. A seis vezes campeão mundial está mesmo a atravessar um ano muito abaixo das expectativas e nas Fiji viu isso confirmado com uma eliminação na 4.ª ronda. Dessa forma, Van Dijk vai agora medir forças com Bethany Hamilton por um lugar nas meias-finais, sendo que deste heat sairá a outsider na luta pelo triunfo final.

 

Entre as restantes favoritas todas cumpriram a sua missão, avançando diretamente da 3.ª ronda para os quartos-de-final. E de que maneira. Motivada pela possibilidade de recuperar a lycra amarela, Courtney Conlogue deu uma verdadeira lição de power a toda a concorrência e com um score de 18,67 pontos mostrou-se imparável.

 

Mas tal como na primeira ronda a atual campeã mundial em título não quis fica atrás e deu o troco a Conlogue. Logo no heat seguinte Carissa Moore também se encheu de power para rubricar uma excelente performance. Com 18,46 pontos, a havaiana também garantia o seu bilhete nos quartos-de-final e nem o 10 alcançado por Laura Enever conseguiu inverter o cenário. No último heat da ronda foi a australiana Sally Fitzgibbons a seguir-lhes o exemplo, terminando com 16,37 pontos.

 

Final em perspetiva

 

Mas depois da eliminação surpresa de Stephanie Gilmore ainda se realizaram mais três heats com muita emoção para fechar a ronda e o dia de competição. A francesa Johanne Defay serviu-se do seu super power para vencer um duelo equilibradíssimo com Sage Erickson. Foram apenas 6 centésimas a fazer a diferença numa disputa bem renhida, que colocou Defay no caminho de Courtney Conlogue.

 

Já Carissa Moore vai enfrentar Laura Enever. A australiana está a recuperar a olhos vistos, depois de um início de época bem lento. Em Cloudbreak fez o primeiro 10 do evento, como já mencionamos, isto já depois de ter começado o dia a bater a compatriota Bronte MaCaulay. Por fim, na 4.ª ronda não sentiu grandes dificuldades parra eliminar a havaiana Malia Manuel, numa verdadeira demonstração de como surfar ali de backside.

 

Por fim, a ação terminou em grande, com Bianca Buitendag a aplicar uma combinação a Coco Ho. A goofy sul-africana vai ter agora pela frente a campeã em título do Fiji Women's Pro, a australiana Sally Fitzgibbons, num duelo que promete ser dos mais equilibrados da ronda. Com Tyler já fora da corrida e com Conlogue já virtualmente de amarelo, esta será uma oportunidade única para Carissa e Sally reduzirem distâncias para a frente.

 

Com dois dias apenas corridos da janela de espera, a competição encontra-se já bem perto de ficar terminada. E isso pode mesmo acontecer esta segunda-feira. As previsões apontam para a continuação de um swell bem apetitoso e tudo indica que teremos um grande desfecho de espetáculo madrugada dentro. Esperamos que os tubos apareçam ainda em maior quantidade.

 

Fiji Women’s Pro Round 2 Results:
Heat 1:
Sage Erickson (USA) 13.74 def. Alessa Quizon (HAW) 5.40
Heat 2: Bianca Buitendag (ZAF) 13.54 def. Keely Andrew (AUS) 7.70
Heat 3: Bethany Hamilton (HAW) 16.10 def. Tyler Wright (AUS) 14.90
Heat 4: Coco Ho (HAW) 15.10 def. Tatiana Weston-Webb (HAW) 9.54
Heat 5: Johanne Defay (FRA) 16.33 def. Chelsea Tuach (BRB) 8.44
Heat 6: Laura Enever (AUS) 15.83 def. Bronte Macaulay (AUS) 14.44

Fiji Women’s Pro Round 3 Results:
Heat 1:
Bethany Hamilton (HAW) 15.47, Stephanie Gilmore (AUS) 14.77, Johanne Defay (FRA) 12.43
Heat 2: Courtney Conlogue (USA) 18.67, Sage Erickson (USA) 14.50, Nikki Van Dijk (AUS) 12.24
Heat 3: Carissa Moore (HAW) 18.46, Laura Enever (AUS) 16.50, Bianca Buitendag (ZAF) 13.50
Heat 4: Sally Fitzgibbons (AUS) 16.37, Coco Ho (HAW) 11.26, Malia Manuel (HAW) 8.84

Fiji Women’s Pro Round 4 Results:
Heat 1:
Nikki Van Dijk (AUS) 13.17 def. Stephanie Gilmore (AUS) 12.84
Heat 2: Johanne Defay (FRA) 14.70 def. Sage Erickson (USA) 14.64
Heat 3: Laura Enever (AUS) 16.90 def. Malia Manuel (HAW) 13.87
Heat 4: Bianca Buitendag (ZAF) 16.93 def. Coco Ho (HAW) 9.10

Fiji Women’s Pro Quarterfinal Match-Ups:
Heat 1: Bethany Hamilton (HAW) vs. Nikki Van Dijk (AUS)
Heat 2: Courtney Conlogue (USA) vs. Johanne Defay (FRA)
Heat 3: Carissa Moore (HAW) vs. Laura Enever (AUS)
Heat 4: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Bianca Buitendag (ZAF)

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS