Bethany Hamilton junta-se às melhores surfistas do Mundo no Fiji Women's Pro

4969d61ed5cefb6ef256ebe5d96cd514

Bethany prepara-se para voltar a enfrentar a elite mundial feminina. Foto: WSL

 

Após a passagem do circuito mundial pelo Brasil, os melhores surfistas do Mundo segue agora rumo às Fiji. É nos poderosos tubos do Pacífico que se desenrolará a 5.ª etapa do World Tour, tanto no masculino como no feminino. Mas as melhores surfistas do Mundo serão as primeiras a entrar em ação, uma vez que o Fiji Women's Pro arranca já no final deste mês, no dia 29 de maio, domingo.

 

Esta semana a WSL anunciou já o heat draw da ronda inaugural, assim como revelou que a havaiana Bethany Hamilton será a surfista premiada com o wildcard da etapa. Este é assim um regresso de Hamilton ao convívio da elite mundial feminina, uma vez que nas últimas épocas, a WSL tem premiado regularmente a mediática surfista com convites para competir no WWT.

 

A adição de Bethany Hamilton, que perdeu o braço esquerdo após um ataque de tubarão sofrido na adolescência, ao elenco da etapa é, sem qualquer dúvida, uma mais-valia. Apesar da limitação física, a havaiana é uma das melhores surfistas do Mundo a nível técnico e consegue bater-se de igual para igual com qualquer outra surfista, nomeadamente em condições pesadas.

 

Hamilton vai assim estrear-se nas Fiji frente à atual líder mundial, a australiana Tyler Wright, que vem de um triunfo no Brasil – o terceiro após quatro eventos. A também aussie Nikki van Dijk será a outra surfista incluída no heat 3. Uma disputa que é aguardada com alguma expectativa, até porque as condições têm estado bem exigentes nos últimos dias em Cloudbreak.

 

Por outro lado, a norte-americana Lakey Peterson continua de fora. Esta é a quinta etapa que Lakey falha este ano, depois da lesão sofrida na pré-temporada. A sua substituta será mais uma vez a australiana Bronte MaCaulay, ela que na primeira ronda terá a difícil tarefa de enfrentar a norte-americana Courtney Conlogue, número 2 mundial, e ainda a havaiana Coco Ho.

 

Destaque ainda para o heat 4, onde a campeã mundial em título Carissa Moore enfrenta a norte-americana Sage Erickson e a rookie Chelse Tuach (Barbados). No heat 2 a australiana e número 4 mundial Sally Fitzggibons mede forças com a sul-africana Bianca Buitendag e com a compatriota e rookie Keely Andrew. Por fim, a seis vezes campeã mundial Stephanie Gilmore vai ter de medir forças com a francesa Johanne Defay e a amiga Laura Enever no sexto e último heat da ronda.

 

O Fiji Women's Pro tem um período de espera que vai de 29 de maio a 3 de junho e promete ação explosiva na luta pela liderança da corrida ao título mundial feminina. Na memória de todos está ainda o evento do ano passado, com Sally Fitzgibbons a bater heroicamente a concorrência, depois de um wipeout a meio do evento que lhe provocou a perfuração dos tímpanos. Esta prova servirá também de antecâmara para a chegar da elite mundial masculina ao paraíso das Fiji.

 

Fiji Women’s Pro Round 1 Match-Ups:
Heat 1:
Tatiana Weston-Webb (HAW), Malia Manuel (HAW), Alessa Quizon (HAW)
Heat 2: Sally Fitzgibbons (AUS), Bianca Buitendag (ZAF), Keely Andrew (AUS)
Heat 3: Tyler Wright (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Bethany Hamilton (HAW)
Heat 4: Courtney Conlogue (USA), Bronte Macaulay (AUS), Coco Ho (HAW)
Heat 5: Carissa Moore (HAW), Sage Erickson (USA), Chelsea Tuach (BRB)
Heat 6: Stephanie Gilmore (AUS), Johanne Defay (FRA), Laura Enever (AUS)



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS