Oi Rio Pro: Medina volta dar show após maratona rumo aos quartos-de-final

358ec03e88eb52936f398ccf43946b0a

Medina voou mais alto que toda a concorrência. Foto: WSL

 

Depois de coroar Tyler Wright ontem, o Postinho recebeu esta quarta-feira o regresso da prova masculina do Oi Rio Pro. Foram 19 heats – só não chegou às duas dezenas de baterias porque a luz já era inexistente – em condições bem exigentes e com muita emoção pelo meio. Entre aéreos, batidas comprometidas nas pesadas junções e muito power, o destaque voltou a ser Gabriel Medina.

 

O campeão mundial de 2014 parece encaminhado para alcançar o primeiro triunfo da época. Pelo menos, é ele o homem do evento até agora. A contribuir para essa distinção está mais um 10 perfeito, alcançado depois de uma enorme rotação de backside, seguida de uma batida forte a finalizar a onda. O fenómeno brasileiro está de volta à sua melhor forma e lidera os surfistas qualificados para os quartos-de-final.

 

Num dia que começou com um domínio clarividente dos surfistas brasileiros, onde seis conseguiram metade das vagas para a 4.ª ronda, as surpresas acabariam por estar guardadas para o final. Poucos esperariam que Filipe Toledo e Italo Ferreira terminassem o dia com dissabores para as cores canarinhas, mas foi mesmo isso que aconteceu. A derrota de Italo, aliada à eliminação de Seabass na 3.ª ronda, acabou mesmo por ditar a continuidade de Matt Wilkinson na liderança do ranking.

 

Rookies e suplentes

 

À semelhança das etapas inaugurais, muitos são os outsiders a chegar à fase final do evento. Já falámos das derrotas de Toledo e Italo, que depois de falharem o trunfo nos heats da 4.ª ronda, na repescagem acabaram por ser eliminados por rookies australianos. Davey Cathels surpreendeu Toledo já perto do final do heat, numa disputa de grande nível. Jack Freestone, que havia vencido o primeiro heat da temporada na ronda anterior onde eliminou Jordy Smith, deu uma lição a Italo, graças a combinações curtas mas explosivas.

 

Quanto aos suplentes, ainda há dois em prova. Mas nenhum deles se chama Stu ou Zietz. Desta vez, foi Dusty Payne e Adam Melling a causarem surpresa. Dusty bateu Nat Young com categoria ao início do dia e depois venceu um dos heats mais aguardados da tarde na 4.ª ronda, atirando para as repescagens Toledo e John John Florence. Curiosamente, vai enfrentar novamente John John nos quartos-de-final. Dois havaianos que parecem estar a gostar bastante destas condições.

 

Já Adam Melling começou o dia a eliminar Sebastian Zietz, conseguindo-o já nos segundos finais da disputa. Na 4.ª ronda, o australiano acabou por ceder, mas ainda tem uma hipótese de seguir para os quartos-de-final, uma vez que vai enfrentar Michel Bourez no heat da 5.ª ronda que ficou por realizar. O vencedor vai cruzar-se no caminho de Gabriel Medina. E se as condições se mantiverem, pode ser tarefa quase impossível para qualquer um deles.

 

Trio brasileiro

 

Quando tudo parecia indicar que os brasileiros ocupariam mais de metade das vagas dos quartos-de-final, eis que se deu uma derrapagem inesperada. Mas, ainda assim, ainda serão três os representantes da tempestade brasileira a lutarem pelo triunfo no dia final no Rio de Janeiro. A Medina juntam-se Miguel Pupo, que lutou muito para vencer Kanoa Igarashi na 3.ª ronda e bateu Italo e Melling na 4.ª, e ainda o campeão mundial em título Adriano de Souza.

 

Mineiro segue no seu estilo pouco espalhafatoso. Se Gabriel Medina tem dado show, muito por culpa do surf progressivo demonstrado, o surfista do Guarujá tem avançado pé ante pé, sem fazer muito alarido. E isso pode torná-lo num dos principais candidatos ao triunfo. Se sentiu alguma dificuldade na 3.ª ronda frente ao campeão mundial júnior na 3.ª ronda, o mesmo não se pode dizer na 4.ª, onde cilindrou Davey Cathels e Caio Ibelli, com 17,44 pontos.

 

Olhando para as previsões é possível que o campeão do Oi Rio Pro seja conhecido já esta quinta-feira, em condições muito idênticas às de hoje, com ondas na casa do metro e meio. Se Adriano, Medina e até John John, que na repescagem quebrou finalmente o enguiço frente a Caio Ibelli – à terceira foi de vez... - parecem partir como principais favoritos, é preciso não ignorar Jack Freestone. Miguel Pupo é o seu próximo oponente, mas tendo em conta o surf que tem mostrado, sem sequer ainda abusar dos aéreos, poderia ser qualquer um dos top seeds.

 

Oi Rio Pro Men’s Round 3 Results:
Heat 1:
Filipe Toledo (BRA) 12.67 def. Leonardo Fioravanti (ITA) 5.00
Heat 2: John John Florence (HAW) 10.73 def. Alejo Muniz (BRA) 7.64
Heat 3: Dusty Payne (HAW) 14.63 def. Nat Young (USA) 12.76
Heat 4: Caio Ibelli (BRA) 15.07 def. Ryan Callinan (AUS) 11.13
Heat 5: Davey Cathels (AUS) 8.80 def. Stuart Kennedy (AUS) 8.74.
Heat 6: Adriano de Souza (BRA) 13.34 def. Lucas Silveira (BRA) 12.76
Heat 7: Italo Ferreira (BRA) 13.70 def. Marco Fernandez (BRA) 9.50
Heat 8: Miguel Pupo (BRA) 13.40 def. Kanoa Igarashi (USA) 12.80
Heat 9: Adam Melling (AUS) 11.17 def. Sebastian Zietz (HAW) 10.33
Heat 10: Jack Freestone (HAW) 16.07 def. Jordy Smith (ZAF) 13.77
Heat 11: Michel Bourez (PYF) 16.27 def. Matt Banting (AUS) 14.00
Heat 12: Gabriel Medina (BRA) 15.67 def. Deivid Silva (BRA) 13.77

 

Oi Rio Pro Men’s Round 4 Results:
Heat 1:
Dusty Payne (HAW) 15.60, John John Florence (HAW) 15.20, Filipe Toledo (BRA) 10.40
Heat 2: Adriano de Souza (BRA) 17.44, Davey Cathels (AUS) 8.64, Caio Ibelli (BRA) 4.57
Heat 3: Miguel Pupo (BRA) 12.73, Italo Ferreira (BRA) 12.50, Adam Melling (AUS) 10.90
Heat 4: Gabriel Medina (BRA) 18.10, Michel Bourez (PYF) 7.90, Jack Freestone (HAW) 7.77

 

Oi Rio Pro Men’s Round 5 Results:
Heat 1:
John John Florence (HAW) 13.00 def. Caio Ibelli (BRA) 10.17
Heat 2: Davey Cathels (AUS) 15.67 def. Filipe Toledo (BRA) 14.87
Heat 3: Jack Freestone (AUS) 16.43 def. Italo Ferreira (BRA) 10.10

 

Oi Rio Pro Men’s Remaining Round 5 Match-Ups:
Heat 4:
Michel Bourez (PYF) vs. Adam Melling (AUS)

Oi Rio Pro Men’s Quarterfinal Match-Ups:
QF 1:
Dusty Payne (HAW) vs. John John Florence (HAW)
QF 2: Adriano de Souza (BRA) vs. Davey Cathels (AUS)
QF 3: Miguel Pupo (BRA) vs. Jack Freestone (AUS)
QF 4: Gabriel Medina (BRA) vs. TBD



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS