Tyler Wright conquista o Oi Rio Women's Pro e recupera a liderança do ranking mundial

d65a225dca53f9a28f61212ffa96a533

Tyler alcançou o terceiro triunfo em quatro etapas e vai lançada para o título. Foto: WSL

 

Foi já sem sol e com a luz da lua a dar os primeiros sinais de vida que Tyler Wright foi coroada campeão do Oi Rio Womne's Pro 2016. A surfista australiana dominou o dia final do evento brasileiro para vencer a terceira etapa do ano. Após quatro eventos, Wright recuperou a liderança do ranking mundial e mostra estar em grande forma para atacar o seu primeiro título mundial.

 

Após vários calls pela manhã, foi já da parte da parte que a prova retomou com os quartos-de-final femininos. As condições no Postinho da Barra estiveram bastante complicadas, com o mar a subir ao longo do dia, mas as principais favoritas foram conseguindo impor-se. Sally Fitzgibons bateu Malia Manuel num duelo muito equilibrado. Já a líder mundial Courtney Conlogue não sentiu tantas dificuldades para despachar a havaiana Tatiana Weston-Webb, marcando encontro com a australiana nas meias-finais.

 

Tyler Wright respondeu à letra, exibindo uma regularidade que este ano lhe tem valido muitas mais alegrias. Por fim, no quarto heat acontecia a batalha mais esperada. No entanto, mais uma vez a seis vezes campeã mundial Stephanie Gilmore defraudou as expectativas dos fãs, sendo completamente atropelada pela campeã mundial em título, Carissa Moore. A havaiana conseguiu mesmo deixar a adversária em combinação, graças ao seu surf power.

 

As meias-finais do evento brasileiro juntavam as melhores surfistas em prova, mas também as quatro melhores deste ano até ao momento. Estavam todas as condições reunidas para um final apoteótico – esquecendo a parte do mar... E quando todos pensavam que Conlogue iria continuar implacável rumo à quarta final da temporada, eis que Sally Fitzgibbons decidiu intervir e vencer a norte-americana com alguma surpresa. A australiana ganhou o duelo muito por culpa da forma como conseguiu encaixar o seu surf nos beach breaks do Rio, avançando para a final com uma vantagem de apenas 0,10 pontos.

 

Com a janela da liderança aberta, Tyler Wright não vacilou e manteve o registo no duelo frente a Carissa Moore. Fê-lo logo com uma primeira onda surfada exemplarmente e nem sequer deu espaço de manobra a Carissa. A havaiana voltou a baquear e ainda não foi desta que venceu em 2016. Aliás, apesar do 3.º posto que ocupa atualmente no ranking, já começa a ficar longe da luta pela liderança, que se resume basicamente a Wright e Conlogue.

 

Na grande final Tyler repetiu a receita. Com o mar a complicar e longe de ser espetacular, a nova líder do ranking mundial entrou em grande, com uma onda de 8,67 pontos, e mostrou-se consistente e taticamente inteligente ao longo dos restantes minutos da disputa. Sally bem se esforçou para virar o rumo dos acontecimentos e ainda esboçou uma ameaça a meio do heat, mas o desfecho já não seria alterado.

 

Tyler Wright retirou assim a camisola amarela a Courtney Conlogue, sucedendo ainda à norte-americana como vencedora no Rio de Janeiro. Um triunfo que já tinha conseguido em 2013. Agora, a australiana é a melhor colocada na disputa pelo título mundial, com mais 2.700 pontos que Conlogue (2.º) e mais 9.200 que Carissa Moore (3.º), passando a ser o alvo a abater na próxima paragem do Women's World Tour, nas Fiji, já no final deste mês.

 

Oi Rio Women’s Pro Final Results:
1 -
Tyler Wright (AUS) 13.10
2 - Sally Fitzgibbons (AUS) 10.34

 

Oi Rio Women’s Pro Semifinal Results:
SF 1:
Sally Fitzgibbons (AUS) 14.10 def. Courtney Conlogue (USA) 14.00
SF 2: Tyler Wright (AUS) 13.60 def. Carissa Moore (HAW) 10.10

 

Oi Rio Women’s Pro Quarterfinal Results:
QF 1:
Sally Fitzgibbons (AUS) 13.73 def. Malia Manuel (HAW) 13.30
QF 2: Courtney Conlogue (USA) 16.50 def. Tatiana Weston-Webb (HAW) 11.10
QF 3: Tyler Wright (AUS) 14.87 def. Johanne Defay (FRA) 12.70
QF 4: Carissa Moore (HAW) 15.84 def. Stephanie Gilmore (AUS) 7.50

 

2016 Samsung Galaxy Top 5 (after Oi Rio Women’s Pro):
1 - Tyler Wright (AUS) 35,200 pts
2 - Courtney Conlogue (USA) 32,500 pts
3 - Carissa Moore (HAW) 26,000 pts
4 - Tatiana Weston-Webb (HAW) 23,400 pts
5 - Sally Fitzgibbons (AUS) 22,950 pts

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS