Oi Rio Pro: Gabriel Medina rouba o espetáculo com o primeiro backflip em competição

589ee45e889707c673fe36c63905f260

Medina num dos momentos do ano no circuito. Foto: WSL

 

O Oi Rio Pro regressou este sábado à água, com a ação a desenrolar-se no Postinho da Barra da Tijuca. A praia que tanta polémica levantou antes do início do evento brasileiro serviu os melhores surfistas do Mundo com ondas na casa do metro e com boa formação. Ao longo do dia assistiu-se a um domínio da tempestade brasileira, com algumas surpresas pelo meio e um grande festival de aéreos.

 

O grande destaque do dia acabou por ser a prestação de Gabriel Medina a roçar a perfeição. Primeiro foi uma rotação completa de frontside e depois o campeão mundial de 2014 protagonizou um dos momentos do Tour 2016, ao ser o primeiro surfista a completar um backflip em competição. Recebeu um 10 perfeito pela manobra surreal e terminou a sua bateria com 19,40 pontos, eliminando o compatriota Alex Ribeiro.

 

 

Já no que diz respeito às surpresas foi o wildcard brasileiro Deivid Silva a protagonizar a maior delas, batendo o líder mundial Matt Wilkinson. Foi também com um grande aéreo de frontside já no final da bateria que o jovem goofy virou a disputa a seu favor. Agora, a liderança do Tour ficou em cheque. Contudo, apenas Sebastian Zietz, que hoje bateu Keanu Asing, e Italo Ferreira lá podem chegar. E para isso acontecer têm de vencer o evento.

 

O campeão mundial em título, Adriano de Souza, também conseguiu superar esta 2.ª ronda repescagem, avançando para a fase seguinte. Mineiro não sentiu grandes dificuldades em bater o compatriota e campeão brasileiro Bino Lopes. Segue-se outro brasileiro no caminho de Adriano. Desta vez, será o jovem campeão mundial júnior em título Lucas Silveira. O triunfo de Adriano de Souza foi o primeiro de cinco vitórias brasileiras na ronda. Apenas Wiggolly Dantas foi surpreendido pelo suplente Stu Kennedy. Todas as outras baixas da tempestade brasileira acontecerem em duelos 100 por cento canarinhos.

 

Referência ainda para as baixas de Julian Wilson e Kolohe Andino, dois surfistas que estão nos lugares cimeiros do ranking neste início atribulado de temporada. Julian perdeu o duelo frente a um assertivo Dusty Payne, enquanto Kolohe foi surpreendido já bem perto do final da bateria pelo australiano Matt Banting. Os rookies Jack Freestone e Kanoa Igarashi também eliminaram top seeds nesta ronda, enviando para casa Jeremy Flores e Josh Kerr, respetivamente.

 

A prova avançou ainda para a 4.ª ronda masculina, mas apenas se realizaram dois dos quatro heats. A havaiana Malia Manuel bateu a rookie australiana Keelly Andrew e marcou encontro com Sally Fitzgibbons nos quartos-de-final. O mesmo fez Tatiana Weston-Webb bateu a norte-americana Sage Erickson num duelo muito equilibrado. Agora, a havaiana enfrenta a líder mundial Courtney Conlogue nos quartos-de-final.

 

Foi assim um dia cheio de ação, onde reinou o espetáculo aéreo e com Medina a ser o rei das atenções. A próxima ronda promete mais suspense, com embates emocionantes em perspetiva. Filipe Toledo vai ter pela frente o sensacional italiano Leo Fioravanti, Gabriel Medina vai medir forças com Deivid Silva e Jordy Smith vai enfrentar Jack Freestone. Mas há mais. Resta esperar para ver se a ação prossegue nos próximos dias.

 

Oi Rio Pro Men’s Round 2 Results:
Heat 1:
Adriano de Souza (BRA) 13.00 def. Bino Lopes (BRA) 4.96
Heat 2: Deivid Silva (BRA) 14.73 def. Matt Wilkinson (AUS)  14.50
Heat 3: Dusty Payne (HAW) 13.93 def. Julian Wilson (AUS) 11.34
Heat 4: Gabriel Medina (BRA) 19.40 def. Alex Ribeiro (BRA) 7.90
Heat 5: Jack Freestone (AUS) 14.57 def. Jeremy Flores (FRA) 11.77
Heat 6: Matt Banting (AUS) 14.76 def. Kolohe Andino (USA) 14.66
Heat 7: Sebastian Zietz (HAW) 14.33 def. Keanu Asing (HAW) 11.86
Heat 8: Caio Ibelli (BRA) 10.73 def. Jadson Andre (BRA) 10.27
Heat 9: Miguel Pupo (BRA) 13.30 def. Adrian Buchan (AUS) 11.73
Heat 10: Stuart Kennedy (AUS) 14.17 def. Wiggolly Dantas (BRA) 11.44
Heat 11: Kanoa Igarashi (USA) 15.33 def. Josh Kerr (AUS) 13.27
Heat 12: Michel Bourez (PYF) 13.50 def. Conner Coffin (USA) 11.74

 

Oi Rio Pro Men’s Round 3 Match-Ups:
Heat 1:
Filipe Toledo (BRA) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
Heat 2: John John Florence (HAW) vs. Alejo Muniz (BRA)
Heat 3: Nat Young (USA) vs. Dusty Payne (HAW)
Heat 4: Caio Ibelli (BRA) vs. Ryan Callinan (AUS)
Heat 5: Stuart Kennedy (AUS) vs. Davey Cathels (AUS)  
Heat 6: Adriano de Souza (BRA) vs. Lucas Silveira (BRA)
Heat 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Marco Fernandez (BRA)
Heat 8: Kanoa Igarashi (USA) vs. Miguel Pupo (BRA)
Heat 9: Sebastian Zietz (HAW) vs. Adam Melling (AUS)
Heat 10: Jordy Smith (ZAF) vs. Jack Freestone (HAW)
Heat 11: Michel Bourez (PYF) vs. Matt Banting (AUS)
Heat 12: Gabriel Medina (BRA) vs. Deivid Silva (BRA)

 

Oi Rio Women’s Pro Round 4 Results:
Heat 1:
Malia Manuel (HAW) 13.10 def. Keely Andrew (AUS) 11.50
Heat 2: Tatiana Weston-Webb (HAW) 13.24 def. Sage Erickson (USA) 13.00

 

Oi Rio Women’s Pro Remaining Round 4 Match-Ups:
Heat 3:
Johanne Defay (FRA) vs. Laura Enever (AUS)
Heat 4: Carissa Moore (HAW) vs. Bronte Macaulay (AUS)



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS