EuroSUP 2016: Lacanau vai receber o primeiro campeonato europeu de Stand Up Paddle

EuroSUP 2016

Prova decorre entre 18 e 24 de junho. Foto: Divulgação

 

É já no próximo mês de junho, entre 18 e 24, que a mítica região de Lacanau, no sudoeste francês, vai receber o EuroSUP 2016, naquela que vai ser a primeira edição realizada de um campeonato europeu de Stand Up Paddle.

 

O Lacanau Oxbow EuroSup 2016 irá acontecer tanto em mar como em lago e vai reunir os melhores paddle surfers da Europa. Cada seleção poderá escolher seis representantes, que lutarão entre si pelos seis títulos individuais em disputa e, acima de tudo, pelo título coletivo de campeão europeu.

 

Após vários meses de trabalho para estabelecer um rol apropriado de especificações e regulações para a modalidade, a Federação Europeia de Surf (ESF) chegou finalmente à decisão de atribuir a organização deste primeiro campeonato europeu de SUP à Federação Francesa de Surf (FFS).

 

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, a organização espera competidores oriundos de cerca de 20 países da Europa, sendo que Portugal está logicamente incluído entre os participantes. A competição irá decorrer num formato semelhante ao utilizado pela ISA (Associação Internacional de Surf) nos Mundiais que organiza.

 

Quanto aos representantes das seleções, cada país poderá escolher seis atletas, sendo que 2 homens e 1 mulher serão para a competição de SUP Surf. Outros 2 homens e 1 mulher serão selecionados para SUP long distance race (16 km) e SUP technical race (7,5 km com transição de água para terra). O mar será o palco privilegiado para estas provas, mas as de distância apenas aí se realizarão caso as condições o permitam.

 

Ao nível das pranchas, a organização optou por seguir as diretrizes da ESF, sendo que nas provas de SUP Race apenas serão permitidas pranchas com o formato de 12'6. Começou assim a contagem decrescente para este primeiro europeu de SUP, numa altura em que falta pouco mais de um mês para o arranque da competição.

 

Schedule (unofficial)

 

Saturday 18th
10h - 11h : opening ceremony
11h - 12h : sand ceremony
13h - 14h : Challenge Junior
14h - 16h : Oxbow Lacanau SUP Challenge Pro/Am

 

Sunday 19th
10h - 18h : Oxbow Lacanau "Super dady" 2016
14h - 16h : Challenge Inter-Entreprises

 

Monday 20th
9h - 18h : Euro Sup Surf
11h - 15h : Euro Sup Technical Race

 

Tuesday 21th
9h - 18h : Euro Sup Surf

 

Wednesday 22th
9h - 18h : Euro Sup Surf
11h - 14h : Euro Sup Longue Distance

 

Thursday 23th
9h - 15h : Euro Sup Surf
15h - 16h : Remise des prix



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS