Estrutura danificada provoca mudança do Oi Rio Pro para o Grumari

61176fae8814359213509ebd6e68f4d0

Onda fica situada num Parque Municipal em Área de Preservação Ambiental. Foto: WSL

 

A escassos dias do arranque do Oi Rio Pro, a etapa brasileira recebeu um duro revés. O palco principal da quarta etapa do World Tour 2016 será o Grumari, ao invés do Postinho da Barra da Tijuca. Apesar de estar inicialmente previsto como o "main break" do campeonato, as fortes ondulações que têm chegado ao Rio acabaram por afetar a mega estrutura que já estava a ser montada.

 

Dessa forma, a solução da organização foi mudar o palco principal do Oi Rio Pro para o Grumari, praia que fica situada num Parque Municipal em Área de Preservação Ambiental (APA) e que tem acesso limitado. Esta será a primeira vez que os melhores surfistas do Mundo irão competir neste pico. Entretanto, o Postinho mantém-se como palco alternativo. Caso as condições assim o ditem, poderá também receber a prova.

 

"Foi uma sequência incrível de três ressacas enormes com maré muito alta, atingindo diretamente a estrutura do Postinho da Barra", afirma Xandi Fontes, organizador do evento carioca. "Nós já tínhamos recuperado tudo, estava tudo nivelado no fim-de-semana, a estrutura toda estabilizada, mas aí teve a nova ressaca de domingo invadindo toda a arena novamente", conta.

 

Os danos foram tantos que a melhor opção acabou mesmo por ser a mudança de local. "Contratámos um engenheiro especialista para analisar as condições e emitir um laudo técnico, que sentenciou o comprometimento de toda a base da estrutura. Então, após essa constatação, decidimos mudar a sede principal para o Grumari", revela Xandi Fontes.

 

Também Kieren Perrow, comissário da WSL, reagiu a esta mudança, mostrando-se otimista. "Felizmente, temos outra estrutura em Grumari para receber a competição nos primeiros dias da janela do evento e vamos trabalhar para termos o Postinho de volta, como uma segunda opção, o mais rapidamente possível", ressalva o ex-competidor australiano.

 

Já a "Sponsor Village", área de ativações dos patrocinadores do Oi Rio Pro, vai funcionar todos os dias com promoções para o público que não optar por não ir para o Grumari. A loja da World Surf League também estará aberta no Postinho para atender aos fãs com produtos exclusivos. Por fim, haverá telas gigantes na praia para mostrar a transmissão ao vivo do evento.

 

Acesso ao Grumari

 

No período de realização do Oi Rio Pro, de 10 a 21 de maio, será utilizado o mesmo sistema aplicado na "Operação Verão" da capital carioca e a prioridade é para os atletas e seus acompanhantes, staff técnico e imprensa. O controlo vai acontecer na entrada da estrada para a Prainha e Grumari e a cancela será fechada para os carros quando completar o limite de 600 veículos do estacionamento da Praia de Grumari.

 

A partir daí, só poderá entrar a pé, de bicicleta ou nos micro ónibus que a organização do Oi Rio Pro vai disponibilizar para o público. Eles sairão do estacionamento do Shopping Recreio, próximo do ponto do BRT no Recreio dos Bandeirantes, quando completarem 22 passageiros, em viagens de ida e volta durante todos os dias do evento.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS