Martinique Surf Pro prestes a arrancar com 9 portugueses em jogo

1a89b8969c82375d2cdcae04131a7982

Aramada lusa vai encontrar um cenário paradisíaco nesta onda do Caribe. Foto: WSL

 

O circuito WQS prepara-se para rumar ao Caribe, onde no ano passado decorreu um dos melhores campeonatos do ano. As direitas perfeitas de Basse Point, na Martinica, foram palco em 2015, pela primeira vez, de um evento excitante, mas que não contou com qualquer português. Contudo, esse cenário é bem diferente este ano. Apesar de ter "apenas" um estatuto de QS3000, o Martinique Surf Pro oferece condições incríveis e, por isso, desta vez, a armada lusa irá estar representada por 9 surfistas.

 

Com o calendário do WQS a sofrer várias alterações e a ficar demasiado livre na primeira metade do ano, os principais surfistas portugueses viram – e bem – a necessidade de correr eventos menos cotados, sendo que esta prova surge como prioridade. Muito por culpa das condições que com brindou os fãs do surf na sua primeira edição. Também os mais jovens vão ter oportunidade de tentar somar alguns pontos para o ranking, surfando numa onda que os poderá ajudar a evoluir.

 

Este campeonato irá arrancar no domingo e, para além dos muitos portugueses, conta com grandes nomes do WQS. Os ex-tops do WCT Pat Gudauskas, Aritz Aranburu e Brett Simpson são alguns dos top seeds, aos quais se juntam o brasileiro e campeão mundial júnior em título Lucas Silveira e ainda o vencedor deste evento em 2015, o havaiano Josh Moniz. Joan Duru, Evan Geiselman, Noe Mar McGonagle, William Cardoso, Hiroto Ohhara, Zeke Lau ou Jesse Mendes são outros dos nomes sonantes que vão estar em ação.

 

Este é assim um campeonato onde a qualidade presente é bem superior ao estatuto que ele detém. Em jogo estarão 3000 importantes pontos para o vencedor do campeonato e ainda um prize money total de 100 mil dólares, sendo que o vencedor leva 16 mil. O campeonato terá um período de espera de uma semana, que acaba somente no domingo seguinte. Uma vez que se disputa em território francês, para além da transmissão por webcast, será ainda transmitido pelo Canal+.

 

Estamos assim perante uma bela montra para os surfistas portugueses. Na primeira ronda estarão logo três dos mais jovens em ação, eles que não conseguiram entrada direta, ficando como alternates. No entanto, acabaram por beneficiar de muitas desistências de última hora – uma delas foi a de Nic von Rupp, que ainda está lesionado – para garantirem uma importante vaga. Guilherme Fonseca, Francisco Duarte e Pedro Coelho serão assim os representantes da armada lusa na ronda de 144, onde também estará o jovem algarvio Jakob Lilienweiss, que compete pela Alemanha.

 

Na 2.ª ronda entrarão em ação Miguel Blanco e o recordista de títulos nacionais Ruben Gonzalez. Na 3.ª ronda será a vez de José Ferreira e Tomás Fernandes iniciarem as suas prestações, tal como o galego nosso bem conhecido, Gony Zubizarrreta. Com entrada direta para a 4.ª ronda, de 64 surfistas, estão Vasco Ribeiro e Frederico Morais, uma vez que beneficiam do estatuto de tops seeds. Por este grupo passam grande parte das esperanças portuguesas em obter um resultado positivo neste Martinique Surf Pro.

 

Depois de um arranque atribulado na perna australiana e com o primeiro QS10000 marcado apenas para final de junho, em Ballito, na África do Sul, esta será uma bela oportunidade para os líderes da armada lusa começarem a somar importantes pontos na luta pelos primeiros lugares do ranking do WQS.

 

1.ª ronda:
H3: Bruce Mackie (USA), Francisco Duarte (PRT), Alejandro Moreda (PRI), Pedro Coelho (PRT);
H8: Rafael Pereira (VEN), Jake Marshall (USA), Knox Harris (USA), Guilherme Fonseca (PRT);

 

2.ª ronda:

H10: Hodei Collazo (EUK), Reo Inaba (JPN), Miguel Blanco (PRT), TDB;
H15: Ruben Gonzalez (PRT), Slade Prestwich (ZAF), Matt Passaquindici (USA), TDB;

 

3.ª ronda:
H9: Rafael Teixeira (BRA), José Ferreira (PRT), TDB, TDB;
H12: Adrien Toyon (FRA), Tomás Fernandes (PRT), TDB, TDB;

 

4.ª ronda:
H12: Vasco Ribeiro (PRT), Granger Larsen (HAW), TDB, TDB;
H15: Aritz Aranburu (ESP), Frederico Morais (PRT), TDB, TDB;

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS