Atribuição dos wildcards para o Oi Rio Pro envolta em polémica

399370 670x446

Bino Lopes vai ter de competir nos trials. Foto: WSL

 

O Oi Rio Pro 2016 apenas se realiza em maio, mas a etapa brasileira do World Tour já faz correr muita água. A polémica instalou-se no Brasil graças à atribuição dos wildcards para a etapa. Tudo porque em anos anteriores o campeão brasileiro teve direito a um dos dois convites disponíveis, algo que não vai acontecer este ano, segundo noticia o portal Waves.

 

Uma das vagas pertenceu sempre à Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), que decidia dar o convite ao campeão brasileiro em título. De acordo com essa lógica, Bino Lopes seria o premiado. Contudo, este ano os surfistas do Rio de Janeiro reuniram em conselho e decidiram através de votação alterar o método de escolha do wildcard.

 

Este ano irá acontecer trials no Rio de Janeiro, sendo que o vencedor fica com o wildcard. Irão competir 16 surfista, sendo que Bino Lopes é um deles. A eles juntam-se os seis melhores classificados do circuito estadual do Rio em 2013 (último ano em que foi realizado), os quatro melhores do Rio no Circuito Brasileiro em 2015, dois melhores atletas do Rio no ranking do WQS e dois surfistas indicados pelas associações das praias que sediarão o Oi Rio Pro (Barra da Tijuca e Grumari).

 

Quem não reagiu bem a esta situação foi o próprio campeão. "Isso é injusto. Desde há 9 anos que a vaga é do campeão brasileiro sem precisar de triagem (a exceção foi em 2011, quando Jean da Silva teve de disputar a triagem e perdeu). Fui campeão de um circuito forte, com vários atletas e etapas. Acho que já garanti na água, durante toda uma temporada, o direito de disputar esse evento", frisou Bino Lopes.

 

Entretanto, a organização do evento já anunciou que o wildcard disponível para a prova feminina irá para Silvana Lima, surfista que integrou a elite mundial no ano passado. Segundo alguma especulação, o convite que falta para a prova masculina poderá ser entregue pela WSL ao campeão mundial júnior em título, o jovem carioca Lucas Silveira.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS