Tubos, aéreos e favoritos a assumirem-se (finalmente!) no arranque em Margaret River

280f0350ab26bf95994bcef39251f203

Wilko está a gostar do amarelo, voltando a vencer e ganhando cada vez mais balanço. Foto: WSL

 

O offshore soprou com força desde cedo e ofereceu um belo cenário para o arranque da ação em Margaret River. As paredes não eram as mais levantadas no Main Break, mas ondas na casa do metro e meio davam o mote para o festival. Tudo começou com as mulheres. Depois seguiram-se os homens, que introduziram um surf mais progressivo ao final do dia. Pelo meio houve até tubos, mas sobretudo muita high performance. A nota dominante foram (finalmente) os top seeds. Incluindo Wilko, claro. Ainda não foi desta que pararam o excêntrico rei do backside.

 

Foram assim poucas as surpresas ao longo do dia inaugural do Drug Aware Margaret River Pro, sobretudo na prova masculina. Na prova feminina a história foi diferente. Apesar das camisolas vermelhas começarem a dominar, com Tatiana Weston-Webb, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore e a líder Courtney Conlogue a cumprirem a sua missão, a ronda terminou com as derrotas de Tyler Wright e de uma irreconhecível Stephanie Gilmore. Nikki van Dijk e a substituta e localíssima Bronte MaCaulay foram as responsáveis desses upsets.

 

A festa seguia para os homens e no primeiro heat de todos, Taj Burrow e Jeremy Flores abriram as hostilidades da melhor forma. Uma verdadeira guerra de rail, bastante equilibrada e que acabou por ser vencida pelo homem da casa, graças a uma das raras esquerdas surfadas ao longo do dia. De seguida, assistiu-se à prestação do dia, obra de Julian Wilson. Mesmo perante o facto de Adam Melling encontrar um belo tubo para se esconder, o rail de Jules foi contundente, vencendo a disputa com 17,10 pontos e uma das melhores performances da época até ao momento.

 

A partir daqui foi uma razia por parte dos lycras vermelhas. Tal como do que veste de amarelo. Matt Wilkinson não teve um heat tão soberbo como os demais, mas utilizou a técnica do costume, que já lhe rendeu duas vitórias este ano, e avançou com calma diretamente para a 3.ª ronda. Ainda não o conseguiram parar. Dusty Payne e Stu Kennedy foram parcos nesta estreia e chegou aquela combinação de manobras verticais e poderosas de backside para vencer o heat. Wilko já adquiriu o ritmo e, enquanto não o derrotarem, vai ganhando cada vez mais balanço e confiança.

 

Foi então que o rookie do ano passado introduziu uma nota progressiva ao dia em Margaret River. Italo Ferreira até estava pressionado por Kanoa Igarashi, mas com duas ondas nos dois últimos minutos virou a contenda. Primeiro com poderosas pancadas de backside. Depois com um aéreo brutal, quase sem ter balanço, provando que é um dos surfistas mais completos da atualidade. O mesmo fez Gabriel Medina na bateria seguinte, com ainda maior efetividade. Depois Adriano de Souza fechou o trio de brasileiro com sucesso nesta ronda inaugural. Foi a exibição menos conseguida dos três, mas ainda assim o campeão mundial esteve q.b. com o seu forte jogo de rail.

 

Até final só houve um top seed a cair. Foi ele Jordy Smith, mas não por falta de surf de qualidade. O gigante sul-africano voltou a mostrar a alta qualidade que o levou à final em Bells, mas faltou-lhe um backup decente. Michel Bourez não perdoou e acabou por vencer o heat. A terminar o dia tivemos ainda a poderosa patada de backside de Nat Young, a vencer um intenso duelo com o surf progressivo e intenso de Matt Banting e um sempre competitivo Caio Ibelli. Por fim, Joel Parkinson usou a sua experiência para colocar em sentido o rookie sensação Conner Coffin, atirando-o para a repescagem.

 

Por disputar ficaram três heats da ronda inaugural, sendo que ainda não foi esta sexta-feira que vimos em ação Kelly Slater ou John John Florence, para saber se dão sequência à maré vitoriosa dos principais candidatos. Até ao momento, Jordy é o único nome sonante a ser forçado a disputar a repescagem, o que significa que vai ter pela frente um dos perigosos wildcards. Fora isso, prevê-se uma segunda ronda mais calma em relação às duas etapas anteriores. Com exceção à prova feminina, onde Tyler e Stephanie vão lutar pela vida. E pode ser já esta madrugada, uma vez que o swell promete continuar a entrar durante o fim-de-semana. Expectativas altas na West Oz!

 

Drug Aware Margaret River Pro Women’s Round 1 Results:
Heat 1:
Tatiana Weston-Webb (HAW) 13.60, Keely Andrew (AUS) 13.43, Bianca Buitendag (ZAF) 8.63
Heat 2: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.57, Malia Manuel (HAW) 13.67, Chelsea Tuach (BRB) 10.60
Heat 3: Courtney Conlogue (USA) 13.40, Alessa Quizon (HAW) 10.37, Felicity Palmateer (AUS) 9.43
Heat 4: Carissa Moore (HAW) 15.77, Laura Enever (AUS) 12.83, Sage Erickson (USA) 10.57
Heat 5: Nikki Van Dijk (AUS) 14.80, Coco Ho (HAW) 12.16, Tyler Wright (AUS) 8.77
Heat 6: Bronte Macaulay (AUS) 14.60, Stephanie Gilmore (AUS) 7.77, Johanne Defay (FRA) 7.00

 

Drug Aware Margaret River Pro Women’s Round 2 Match-Ups:
Heat 1:
Malia Manuel (HAW) vs. Keely Andrew (AUS)
Heat 2: Bianca Buitendag (ZAF) vs. Chelsea Tuach (BRB)
Heat 3: Tyler Wright (AUS) vs. Felicity Palmateer (AUS)
Heat 4: Johanne Defay (FRA) vs. Laura Enever (AUS)
Heat 5: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Coco Ho (HAW)
Heat 6: Sage Erickson (USA) vs. Alessa Quizon (HAW)

 

Drug Aware Margaret River Pro Men’s Round 1 Results:
Heat 1:
Taj Burrow (AUS) 16.34, Jeremy Flores (FRA) 16.10, Alex Ribeiro (BRA) 5.43
Heat 2: Julian Wilson (AUS) 17.10, Adam Melling (AUS) 15.47, Kai Otton (AUS) 12.06
Heat 3: Matt Wilkinson (AUS) 12.67, Stuart Kennedy (AUS) 9.17, Dusty Payne (HAW) 7.60
Heat 4: Italo Ferreira (BRA) 15.67, Kanoa Igarashi (USA) 14.54, Jack Robinson (AUS) 9.70
Heat 5: Gabriel Medina (BRA) 16.70, Leonardo Fioravanti (ITA) 12.27,  Davey Cathels (AUS) 10.16
Heat 6: Adriano de Souza (BRA) 13.10, Jacob Willcox (AUS) 12.40, Keanu Asing (HAW) 10.64
Heat 7: Michel Bourez (PYF) 14.14, Jordy Smith (ZAF) 14.04, Alejo Muniz (BRA) 13.13
Heat 8: Nat Young (USA) 15.93, Matt Banting (AUS) 15.53, Caio Ibelli (BRA) 14.60
Heat 9: Joel Parkinson (AUS) 12.84, Conner Coffin (USA) 11.26, Ryan Callinan (AUS) 10.50

 

Drug Aware Margaret River Pro Men’s Remaining Round 1 Match-Ups:
Heat 10:
Kelly Slater (USA), Kolohe Andino (USA), Miguel Pupo (BRA)
Heat 11: John John Florence (HAW), Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAW)
Heat 12: Wiggolly Dantas (BRA), Josh Kerr (AUS), Jay Davies (AUS)

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS