Drug Aware Margaret River Pro 2016 – Antevisão

5b33237e26b73dd052bd769e56466db2

West Oz parece estar a postos para receber os melhores surfistas do Mundo. Foto: WSL

 

Depois de Snapper Rocks e Bells Beach, a perna australiana do World Tour dirige-se mais para Oeste. Margaret River é a mais jovem etapa na OZ, mas nos últimos dois anos foi das que mais espetáculo proporcionou. Agora, o assunto vai ser mais sério e o perigo aumenta para os melhores surfistas do Mundo. Até porque em jogo pode estar uma ia ao famoso slab local: The Box.

 

Para apimentar ainda mais as coisas, há bastantes surpresas de última hora. A juventude poderá ter uma palavra a dizer neste evento. Se os rookies já têm brilhado, juntem a isso o facto de três dos melhores sub-18 do Mundo estarem em prova. Primeiro foi o wildcard atribuído ao prodígio local Jack Robinson. Depois outro talento local a vencer os trials: Jacob Willcox. Por fim, a desistência de Jack Freestone abriu uma vaga para o italiano Leo Fioravanti, atual número 1 do WQS. Sangue fresco não vai faltar.

 

Esta prova poderá ser mesmo uma caixa de surpresas. Mais ainda do que o Tour 2016 tem sido até aqui. O facto de o Oeste australiano oferece uma das etapas mais versáteis do calendário, obriga os surfistas a mostrarem se são ou não completos. Há o main break, mas também The Box e este ano North Point junta-se às opções. Todas elas são ondas diferentes e todas podem causar os seus estragos.

 

Com Matt Wilkinson numa liderança que tem tanto de inacreditável como de bastante assumida, os fãs estão ansiosos para perceber quais dos favoritos se vão chegar finalmente à frente. Ou quais os que ficam definitivamente para trás. E será que Wilko vai continuar com a pedalada trazida de Bells? Nas mulheres é Courtney Conlogue que lidera uma luta bem mais renhida e que em Margaret também terá momento de muito drama. Bem-vindos ao Oeste!

 

Spot do evento? Como o nome indica, o Main Break de Margaret River será o palco principal. Mas, dependendo das condições, a prova pode ir até The Box. E este ano com North Point a também ser uma alternativa.

 

O que procuram os juízes? Tudo depende do palco... Com uma ondulação bem grande, o comprometimento e o grau de risco serão certamente importantes. À semelhança dos anos anteriores é bastante provável que o power e o surf de rail leve a melhor sob o surf progressivo. Mas a possibilidade de vermos os tubos surgirem também é grande.

 

Previsões? Tudo indica que o início da janela de espera oferecerá melhores condições que o final. Pelo menos existem já uns quantos swells a chegar nos primeiros dias. Esperam-se ondas na casa dos 2 metros para estes primeiros dias. Resta saber se o vento ajuda...

 

Horário? Mais 7 horas que em Portugal (7 horas na Austrália/24 horas em Portugal Continental).

 

Quem vai estar em prova? Os 34 melhores e as 17 melhores surfistas do Mundo, mais um wildcard (Jack Robinso) e ainda os vencedores dos Trials (Jacob Willcox e Felicity Palmateer).

 

Quem são os campeões em título? Adriano de Souza e Coutney Conlogue.

 

Rookies? No Tour masculino há sete rookies: os australianos Davey Cathels, Jack Freestone e Ryan Callinan, os norte-americanos Kanoa Igarashi e Conner Coffin e os brasileiros Caio Ibelli e Alex Ribeiro. No WWT temos duas rookies: a australiana Keely Andrew e Chelsea Tuach (Barbados).

 

Locais de Margaret no Tour? Taj Burrow é natural da região e vive próximo de Margaret River. A substituta Bronte MaCaulay idem. Os dois vencedores dos trials (Jacob Willcox e Felicity Palmateer) também são locais da região. Assim como o wildcard Jacob Willcox.

 

Quem está em altas? Mais em alta que Matt Wilkinson é impossível! Conner Coffin, Jordy Smith, Courtney Conlogue e Tyler Wright.

 

Quem precisa de um resultado? Praticamente todos, pois os circuitos ainda estão no começo. Mas os incontornáveis Kelly Slater, Gabriel Medina e Stephanie Gilmore vão ter na West OZ uma prova de fogo.

 

Apostas seguras? Adriano de Souza, Taj Burrow, Carissa Moore.

 

Quem pode surpreender? Sebastian Zietz, Jack Robinson, Bronte MaCaulay.

 

Darkhorse? Josh Kerr, Michel Bourez, Tatiana Weston-Webb.

 

Lesões (conhecidas)? Owen Wright e Bede Durbidge ainda recuperam de lesões graves e falham esta etapa e as próximas. Filipe Toledo e Jack Freestone também continuam de fora. Vão ser substituídos por Adam Melling, Stu Kennedy, Sebastian Zietz, Dusty Payne. Há ainda a saída temporária de Mick Fanning que abre vaga a Leo Fioravanti. Por outro lado, Alejo Muniz está recuperado e regressa à ação. Nas mulheres, Lakey Peterson continua a ser baixa, entrando novamente Bronte MaCaulay para o seu lugar. Registo para a baixa de última hora de Jadson Andre, entrando o local Jay Davies para o seu lugar.

 

Drug Aware Margaret River Pro Men’s Round 1 Match-Ups:
Heat 1:
Jeremy Flores (FRA), Taj Burrow (AUS), Alex Ribeiro (BRA)
Heat 2: Julian Wilson (AUS), Kai Otton (AUS), Adam Melling (AUS)
Heat 3: Matt Wilkinson (AUS), Stuart Kennedy (AUS), Dusty Payne (HAW)
Heat 4: Italo Ferreira (BRA), Kanoa Igarashi (USA), Jack Robinson (AUS)
Heat 5: Gabriel Medina (BRA), Davey Cathels (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA)
Heat 6: Adriano de Souza (BRA), Keanu Asing (HAW), Jacob Willcox (AUS)
Heat 7: Jordy Smith (ZAF), Michel Bourez (PYF), Alejo Muniz (BRA)
Heat 8: Nat Young (USA), Caio Ibelli (BRA), Matt Banting (AUS)
Heat 9: Joel Parkinson (AUS), Conner Coffin (USA), Ryan Callinan (AUS)
Heat 10: Kelly Slater (USA), Kolohe Andino (USA), Miguel Pupo (BRA)
Heat 11: John John Florence (HAW), Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAW)
Heat 12: Wiggolly Dantas (BRA), Josh Kerr (AUS), Jay Davies (AUS)

 

Drug Aware Margaret River Pro Women’s Round 1 Match-Ups:
Heat 1:
Tatiana Weston-Webb (HAW), Bianca Buitendag (ZAF), Keely Andrew (AUS)
Heat 2: Sally Fitzgibbons (AUS), Malia Manuel (HAW), Chelsea Tuach (BRB)
Heat 3: Courtney Conlogue (USA), Alessa Quizon (HAW), Felicity Palmateer (AUS)
Heat 4: Carissa Moore (HAW), Sage Erickson (USA), Laura Enever (AUS)
Heat 5: Tyler Wright (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Coco Ho (HAW)
Heat 6: Johanne Defay (FRA), Stephanie Gilmore (AUS), Bronte Macaulay (AUS)



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS