Miguel Blanco avança para as meias-finais do Pro Zarautz

b4aaeaf5840c7df4e45cd892b38d2548 copy

Blanco conseguiu intrometer-se entre um lote de experientes surfistas europeus. Foto: WSL

 

Foi um longo dia de ação na mítica praia de Zarautz, no País Basco, e onde sete surfistas portugueses (cinco masculinos e duas femininas) estiveram em competição no Pro Zarautz, evento QS1000 do WQS. No final do dia apenas "sobreviveu" Miguel Blanco, que está nas meias-finais.

 

Na prova feminina, Carol Henrique caiu logo na ronda inaugural, num heat vencido por Camilla Kemp. Contudo, Camilla haveria por perder na 2.ª ronda, terminando o evento na 9.ª posição. As surfistas francesas e as bascas estão em maioria nos quartos-de-final deste evento, com destaque ainda para a presença de Keshia Eyre, britânica residente em Portugal.

 

Já nos homens, José Ferreira, Miguel Blanco e Pedro Henrique começaram o dia a qualificarem-se da 3.ª para a 4.ª ronda. Pelo caminho ficavam Eduardo Fernando e Ruben Gonzalez. Com a qualidade a aumentar cada vez mais e a "peneira" a estreitar o trio luso repetiu as qualificações na 4.ª ronda, com destaque para Blanco que ajudou a eliminar o favorito francês Maxime Huscenot.

 

A armada lusa colocava assim três surfistas nos quartos-de-final man-on-man, estando em maioria, mas acabou por ser apenas o mais novo deles todos a conseguir avançar até às meias-finais. Já depois de Joan Duru vencer o duelo gaulês com Marc Lacomare, José Ferreira até esteve a bom nível mas viu o experiente canário Jonathan Gonzalez levar-lhe a melhor, com 15,23 pontos contra 14,26.

 

Na terceira bateria, Miguel Blanco apresentou-se em grande forma e não deu hipótese ao espanhol Vicente Romero de equilibrar o duelo. Com 13,40 pontos, contra apenas 8,90 de Romero, Blanco garantia assim a presença no dia final. Nas meias-finais vai medir forças com o basco ex-top do WCT Aritz Aranburu, que bateu inapelavelmente Pedro Henrique, com 17,50 pontos contra 12,00.

 

Com a nata do surf europeu a chegar-se à frente neste pequeno evento basco, Miguel Blanco vai partir para o dia final como o outsider e menos experiente dos surfistas ainda em prova, mas terá certamente uma palavra a dizer na luta por este Pro Zarautz. Zé e Pedrinho terminaram num honroso 5.º posto, embora só lhes garanta 420 pontos e 500 dólares.

 

Blanco tem já garantidos, pelo menos, 560 pontos para o ranking WQS e mil dólares. Mas ainda poderá chegar aos 1000 pontos para o ranking e ainda 2.500 dólares, caso vença o campeonato. O call este domingo está marcado para as 9H30 locais, uma hora a menos em Portugal Continental, sendo que faltam somente cerca de 5 horas para encontrar os campeões deste Pro Zarautz.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS