Mudanças da WSL na idade júnior: Melhores Sub-18 europeus ao ataque na Caparica

4659b3919f2f05c7e72ee1d7470ac184

João Moreira é uma das maiores esperanças portuguesas neste Pro Junior Europeu. Foto: WSL

 

Esta quarta-feira a Costa de Caparica vai ser o palco do arranque do Pro Junior Europeu da WSL. O Caparica Pro Junior decorre até ao próximo domingo e está integrado no Caparica Primavera Surf Fest, trazendo até às ondas portuguesas, mais concretamente as da Praia do paraíso, os melhores surfistas juniores europeus.

 

Ao todo estarão em competição durante esta semana 127 surfistas numa etapa que, tal como aconteceu no ano passado, será a inaugural do circuito que define os campeões europeus juniores. O número total divide-se por 99 surfistas na prova masculina e 28 surfistas na prova feminina. À costa chegam competidores provenientes de vários pontos da Europa, incluindo Rússia, Israel ou Áustria.

 

No que diz respeito às cores nacionais, a robusta armada lusa presente na Caparica irá ser constituída por 32 surfistas (27 rapazes e 5 raparigas) - isto se não existirem entradas ou desistências de última hora. Entre os inscritos há muitas caras novas, sinal de que a juventude está a começar a chegar em força ao surf nacional.

 

Contudo, este ano há uma grande diferença em relação a 2015. A mudança da WSL na idade do escalão júnior - anunciada logo no início de 2015, mas só agora aplicada - veio trazer uma grande revolução no circuito. Até 2015 consideravam-se juniores os surfistas até 20 anos. Agora, a idade limite passa a ser os 18. Uma verdadeira mudança de paradigma que vem obrigar a que os surfistas mais jovens "cresçam" de forma mais rápida.

 

Dessa forma, apresentamos agora alguns dos nomes mais sonantes que lideram esta nova geração portuguesa e que se deparam com a realidade de terem de lutar pelos primeiros lugares do ranking para continuar a tradição positiva das cores nacionais no Pro Junior Europeu, assim como tentarem a qualificação para o Mundial de juniores do final do ano – só o top 5 tem acesso direto, no caso dos rapazes, e o top 2 no caso das raparigas.

 

Do lado masculino nomes como Luís Perloiro, Jácome Correia, João Moreira, Vasco Mónica, Francisco Almeida ou Salvador Couto poderão assumir-se como os principais surfistas da armada lusa ao longo do ano. Mas há ainda os groms Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro, cujas potencialidades prometem muitas surpresas. Ambos são wildcards no Caparica Pro Junior, tal como no ano passado, e começam a sua participação na 3.ª ronda.

 

A juntar a estes oito surfistas temos ainda alguns nomes já com alguma experiência no Pro Junior Europeu, como é o caso de Vasco Diniz, Simão Penha, Gaspar Teixeira, António Rodrigues ou o grom João Vidal. A armada lusa é ainda composta por Joaquim Chaves, Andres Melendez, Hugo Cardoso, José Marques Correia, Tomás Lacerda, Sebastião Ramirez, Manuel Teixeira, Simão Teixeira, Martim Paulino, Gonçalo Vieira, Tomás Ribeiro, Manuel Sampaio, Gabriel Ribeiro e Tomás Abreu.

 

Já do lado feminino, o cenário afigura-se um pouco diferente, pois Teresa Bonvalot continua a apresentar-se como a figura de proa nacional, partindo mesmo como a grande favorita ao título. Depois de ter estado muito próximo de o conseguir nas duas últimas temporadas, mesmo tendo em conta a sua jovem idade, Teresa, de 16 anos, prepara-se para uma disputa onde a francesa e atual campeã em título Juliette Briece será a sua grande rival.

 

Para além da bicampeã nacional em título, Portugal será também representado na prova feminina pela local da Caparica Inês Bispo, pela algarvia Yolanda Hopkins, pela campeã nacional de longboard Kathleen Barrigão e ainda pela jovem grom Francisca Veselko, que, apesar de ter apenas 13 anos, já demonstra um surf muito evoluída e poderá ser uma das boas surpresas das cores nacionais neste circuito.

 

Entretanto, a ação no Caparica Pro Junior deverá arrancar já amanhã pela manhã. A lista de heats já é conhecida e pode ser consultada em baixo.

 

Heat draw masculino:

 

Heat draw masculino caparica 1

 

 

Heat draw masculino caparica 2 

Heat draw masculino caparica 3

 

 

Heat draw feminino:

 

Heat draw feminino Caparica



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS