Axi Munian e Pablo García vencem os trials da Nazaré

 

Onda2Infelizmente, não foi nenhum dupla portuguesa a vencer esta prova e assim, à partida, não haverá nenhum representante luso no evento principal.

 

Axi Muniain e Pablo Garcia (País Basco/Espanha) venceram o North Canyon Tow In Trials presented by Wavejet, prova disputada esta quarta-feira na Praia do Norte. Esta dupla garantiu assim a presença na competição internacional de ondas grandes que vai ter lugar no último trimestre de 2012 na Nazaré, a primeira do género em Portugal.

 

“Estou muito contente e com muita vontade de voltar à Nazaré para surfar estas ondas tão boas”, disse Pablo Garcia após a cerimónia de entrega dos prémios, na quarta-feira à noite. Axi Muniain também ficou muito satisfeito com a vitória: “Espero que o mundo do big wave riding comece agora a falar da Nazaré. O que há aqui é imenso.”

Axi Muniain e Pablo Garcia venceram a final com 18,5 pontos, numa escala de pontuação de zero a 20. Esta foi disputada com as duplas Al Mennie e Andrew Cotton (Irlanda/UK), que arrecadaram no último teste 13,2 pontos, e Hugo Vau e CJ Macias (Portugal/EUA), que obtiveram uma pontuação de 10,5 pontos. Foi uma final emocionante e de excelente qualidade ao nível das ondas surfadas.

 

As duplas portuguesas Ramon Laureano e António Silva, André Pedroso e Ivo Santos e ainda Paulo do Bairro e Pedro Monteiro ficaram nas quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. Apesar das boas prestações não conseguiram conquistar um lugar na final. Todas as equipas apresentaram-se em alto nível na Praia do Norte, onde as maiores ondas surfadas chegaram a atingir cerca de 32 pés (cerca de dez metros) in the face of the wave.

Na cerimónia de ontem foram ainda entregues a CJ Macias os prémios de Wipeout e de Melhor Tubo e a Axi Muniain o prémio de Melhor Manobra.

 

“Foi um dia fantástico. Todos se divertiram e o mais importante é que todos surfaram em segurança. Depois de todos os resgates que fizemos ontem penso que ficou ainda mais claro que a Praia do Norte não é um local para brincadeiras arriscadas e é o local ideal para treinar resgates e tow surfing. Todas as equipas deram um bom espectáculo. A equipa espanhola [Axi Muniain e Pablo Garcia] impressionou, especialmente na final, ganhando o grande prémio, um lugar no evento do próximo ano! Parabéns a todos os que participaram e que tornaram este evento possível!”,  disse Garrett McNamara, anfitrião do evento.

 

Para além de garantir o tão desejado acesso ao campeonato internacional de ondas grandes em 2012, no qual vão estar presentes algumas das melhores equipas do mundo, esta prova atribuiu um total de dez mil dólares em prize money, valor distribuído pelas equipas mediante a sua classificação e pelos diferentes prémios individuais.

ZON North Canyon Show 2011

 

Garrett McNamara está de regresso a Portugal para abraçar mais uma missão de exploração às ondas da Nazaré, o ZON North Canyon Show 2011. Esta é a segunda missão de um projecto de três anos, iniciado no ano passado, sendo uma aposta da Câmara Municipal da Nazaré, com o patrocínio da ZON, na promoção internacional da região como destino de referência para os desportos de ondas, aproveitando a singularidade do “Canhão da Nazaré”.

Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade. Localizado mesmo em frente à Praia do Norte, o “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.

 

Para acompanhar todos os desenvolvimentos relativamente ao ZON North Canyon Show 2011 consulte o site oficial: www.praiadonorte.com.pt. O evento está ainda nas redes sociais:

Facebook(http://www.facebook.com/northcanyonproject) e Twitter (twitter.com/nazare_pnorte).

Boas ondas…

 

Agradecimentos especiais:

 

PRESENTING SPONSOR: Wavejet.

SPONSORS: Red Bull e ZON.

 

APOIOS INSTITUCIONAIS: Turismo de Portugal, Região de Turismo do Oeste, Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, QREN, + Centro e EU.

 

APOIOS: Go Pro – D’Maker, DL Publicidade, Grupo Miramar, Hotel Maré, Benimoto, ITU, Escola Profissional da Nazaré,Physioclem, Luís Silvério, SPAL, Ana Trindade – Mediação e Gestão de Seguros, Continente e Yamaha.

MEDIA PARTNERS: Fuel TV (Televisão Oficial), Antena 3 (Rádio Oficial), SurfPortugal, SurfTotal, Zona Radical, SportLife, Men’s Health, Drift Magazine, EST – Easy Surf Trips, Fluir, Waves, 18 Seconds, Surfer Rule, Surfers, SurfosMagazine, The Bomb Surf e Towsurfer.com.

 

ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal da Nazaré, Nazaré Qualifica, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e FPS – Federação Portuguesa de Surf.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS