João de Macedo e Arnette Punta Galea Challenge com luz verde para domingo

XBWWT_PUNTA_GALEA_LIVE_FINALAlguns dos melhores big riders do Mundo frente-a-frente no famoso pico basco. Foto: Divulgação.


O Arnette Punta Galea Challenge, única etapa europeia do Big Wave World Tour, vai realizar-se este domingo e entre os surfistas participantes está o português João de Macedo. O enorme swell que vai entrar no fim-de-semana, na casa dos 20 pés, no famoso pico de ondas grandes em Getxo, no País Basco, pelo que a organização decidiu dar luz verde ao evento para domingo.

 

É esperado também um período de ondulação entre os 16 e os 19 segundos, o que poderá originar sets na casa dos 30 pés. Prevêem-se assim condições desafiantes para alguns dos maiores big riders mundiais, onde estão incluídos, para além de Macedo, nomes como Carlos Burle, Peter Mel, Grant “Twiggy” Baker ou Greg Long o atual campeão do Mundo de ondas grandes.

 

Entre os europeus, destaque para a presença de Natxo González, jovem de apenas 17 anos que venceu o evento no ano passado, assim como Indar Unanue, Jaime Fernandez e Axier Muniain. Adrew Cotton, big rider britânico que faz parte da equipa de Garrett McNamara na Nazaré, é um dos suplentes.

 

Esta vai ser também a etapa inaugural do BWWT de 2013/14, uma vez que as duas primeiras, o Quiksilver Cerimonial Chile, em Punta de Lobos, e o Billabong Pico Alto, no Peru, foram canceladas devido à falta de swell que proporcionasse ondas suficientemente grandes para a competição se desenrolar.

 

Os surfistas em prova vão lutar pelos 50 mil dólares de prize money e o vencedor recebe ainda 1000 euros para o ranking. João de Macedo vai defender a 9.ª posição alcançada no ano passado no ranking final do BWWT, depois de ter sido 4.º classificado em 2012. No domingo, quando a prova estiver on, o que acontecerá pelas 8 horas portuguesas, vais poder acompanhar toda a ação em http://asplivescoring.com/puntagaleachallenge



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS