Está a chegar o Rip Curl Pro Portugal 2012

cartaz_PT_2012_finalRip Curl Pro Portugal, etapa 8 das 10 do circuito da ASP, Supertubos, Peniche, Portugal,10- 21 Outubro 2012, Prizemoney: $425,000.

 

 Os melhores surfistas do mundo estão ansiosos por surfar a mítica onda de Supertubos cujo período de espera começa logo no dia 10 de Outubro.

 

O atual nº 1 do ranking do campeonato ASP e duas vezes campeão mundial é um dos surfistas ansiosos por surfar em Peniche: “É um dos meus locais e ondas favoritas do circuito” disse Fanning. “Especialmente depois das ondas que vimos no ano passado. Acho que foi o melhor beachbreak que alguma vez surfei.”

 

Em 2011, o Rip Curl Pro Portugal presenteou o público e os surfistas com algumas das ondas mais perfeitas alguma vez vistas no surf profissional. Quatro dias seguidos de tubos épicos e ondas a rebentarem na areia a poucos metros do público apaixonado pelo surf.

 

O Rip Curl Pro Portugal 2011 já foi considerado, pela ASP, como um dos melhores eventos de surf a nível mundial: “ É com muito orgulho que o World Championship Tour e os Top 34 da ASP retornam a Peniche e às suas praias para a 4ª edição do Rip Curl Pro Portugal em 2012! O Evento já se tornou tradição no cenário do surf mundial, não só pela qualidade das ondas de Supertubos e das praias da região, mas pelas excelentes infraestruturas, inovadora cobertura da media televisiva e digital e o profissionalismo dos dirigentes envolvidos na organização. Some-se a isto a calorosa receção Lusitana, inundada pela rica história, cultura e costumes únicos da região, lugar de gastronomia requintada, emoldurado pelas lindas paisagens e sua arquitetura secular. A ASP gostaria de agradecer ao Turismo de Portugal, à Cidade de Peniche e à Rip Curl pelo esforço e comprometimento para com esta etapa do Circuito Mundial de Surf Profissional. Temos certeza do sucesso desta edição do Rip Curl Pro Portugal e esperamos estar aqui novamente em anos por vir.” Afirma Renato Hickel  - ASP World Tour Manager  

 

Segundo números da Proteção Civil, citados pela organização do campeonato, o Rip Curl Pro Portugal 2012 contou com cerca de 120 mil pessoas na praia de Supertubos, durante os três dias da competição, ganha pelo brasileiro Adriano de Souza na final disputada com o mítico Kelly Slater.

 

"As reservas de alojamento durante os dias de prova rondaram em 100% a taxa de ocupação, sendo que houve uma quebra devido à diminuição de dias de etapa. Passaram a três, mas, mesmo com essa quebra, a taxa de ocupação manteve-se em  75 por cento até ao final da data prevista", explicou o Presidente da Câmara Municipal de Peniche e acrescentou: “Com esta 4ª edição,  o destino Portugal ganha mais notoriedade além-fronteiras, consolidando também a já conhecida Marca de “Peniche-Capital da Onda".

 

"O Rip Curl Pro Portugal 2011 foi um Evento que superou as já elevadas expectativas dadas as excelentes previsões de ondulação - talvez o fator crítico de sucesso com maior peso num campeonato do mundo de surf", acrescentou o Diretor de Marketing da Rip Curl Portugal, Francisco Spínola. “Para este ano só posso esperar mais e melhor, não só em relação à qualidade indiscutível das ondas como à performance dos atletas” afirma ainda Francisco Spinola.

 

Mas não foi apenas no local do evento que o público seguiu atentamente a elite dos surfistas. Os números estimados pela Rip Curl Internacional apontam para 9,5 milhões de page views sendo que 2.5 milhões são unique viewers.

Este ano as montagens do evento arrancam já na primeira semana de Setembro e a marca de Surf conta com o envolvimento de mais de 300 pessoas de staff.

 

“ Este ano as montagens do evento arrancam já no próximo dia 10 de Setembro. Esta operação conta com a colaboração directa de 400 pessoas das mais diversas áreas, desde as montagens, segurança, planeamento e sustentabilidade. Os timings de montagem são pensados de forma a transtornar o menos possível a vida dos veraneantes e surfistas locais, uma vez que existe uma ocupação de parte da praia de Supertubos com máquinas e estruturas. Para tal, contamos também com a colaboração do Peniche Surf Clube que através de meios humanos faz parte da organização de forma a envolver ao máximo a comunidade local” – explica Frederico Teixeira, Event Manager da Rip Curl Portugal.

 

José Farinha, Diretor da Rip Curl Portugal, afirma que este ano será um Evento muito especial, uma vez que existem diversos fatores aliciantes. Entre os quais o facto de 2012 ser o primeiro ano de uma nova licença por mais 3 anos em Portugal, a qualidade elevada do Evento em 2011 e, ainda, o upgrade feito por todos os patrocinadores ao nível da comunicação e promoção. Estamos certos que todos os que seguirem o Evento, quer na Internet em live.ripcurl.com, quer ao vivo em Peniche, não se vão arrepender e, com toda a certeza, este ano irá ficar novamente na história dos Eventos da ASP World Tour” afirma o Diretor da Rip Curl Portugal.


Mick Fanning

“ Este evento é tão importante que a pressão aumenta em cada etapa que vamos percorrendo durante o ano”, disse Fanning. “É exatamente no final do evento que temos que vencer heats para nos mantermos na corrida pelo título! É por isso que é tão empolgante.”

 

Um dos surfistas que certamente estará na corrida pelo título de campeão mundial é Adriano De Souza (BRA), vencedor da prova Rip Curl Pro Portugal 2011, que afirma: “ É uma parte especial do mundo para mim. Ganhar no ano passado com alguns dos tubos mais perfeitos que alguma surfei foi incrível. Eu farei tudo o que puder para tentar defender o meu título.” 

 

Podemos esperar uma competição aguerrida pela parte de Kelly Slater que ganhou o Rip Curl Pro 2010 e arrecada um record de 11 títulos mundiais. “Kelly é obviamente um grande perigo,” diz Mick Fanning, “mas qualquer um dos top 5 é uma grande ameaça. Eu também acho que o John John Florence será um grande perigo nos tubos de Supertubos.”

 

A conferência de Imprensa oficial é já no dia 9 de Outubro no Centro de Alto Rendimento de Surf em Peniche, que irá ser inaugurado nesse mesmo dia e conta com a presença dos melhores surfistas do mundo.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS