O calendário dos portugueses na perna europeia do WQS

97233f529928f935c7db6569fb31c11a

Newquay vai ser o palco do arranque da festa do surf europeu. Foto: WSL/Masurel


Arranca esta semana a primeira prova da perna europeia do WQS que marca o final do verão e o início da Europa. É na Inglaterra, em Cornwall, que esta quarta-feira se dá o tiro de partida para uma série de etapa europeias que vão culminar na imponente "perna" portuguesa, com o QS10000 de Cascais, que, por sua vez, antecede a etapa do World Tour de Peniche.

 

Mas antes do fogo de artifício chegar às ondas portuguesas há muita onda para surfar por vários países da Europa. Tudo começa com o Boardmasters Quiksilver Open, um QS1000 onde vão estar alguns portugueses em ação, sobretudo raparigas, e que antecede a ida para o sudoeste francês, onde a armada lusa irá aumentar.

 

Na prova do WQS masculino Portugal irá estar representado por dois surfistas em Inglaterra. Um deles é mesmo o segundo top seed do evento, sendo apenas superado pelo nosso bem conhecido espanhol Gony Zubizarrreta. Dessa forma, Tomás Fernandes entra direto na segunda ronda, tal como Pedro Coelho, o outro português que irá estar em ação. Destaque ainda para a presença de Aaron Strong e Jakob Lilienweis, jovens surfistas internacionais que residem no nosso país.

 

Já na prova feminina, a campeã nacional Carol Henrique assume-se como uma das principais top seeds do evento e como a líder da armada lusa. Tal como Camilla Kemp, Carol entra direta para a segunda ronda em Cornwall. Já Yolanda Hopkins e Leonor Fragoso estreiam-se nas ondas britânicas logo na ronda inaugural deste QS1000, que decorre até ao próximo domingo.

 

Depois, o circuito WQS segue para França, onde na terça-feira, dia 15 de agosto, se inicia o Caraibos Lacanau Pro, num dos palcos mais míticos do surf europeu. Neste QS1500 Pedro Henrique, Tomás Fernandes e Miguel Blanco são os portugueses entre os top seeds. Mas há ainda a presença na lista de inscritos de Jácome Correia, Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Henrique Pyrrait, Pedro Coelho, Frederico Magalhães, Luís Perloiro, Ruben Gonzalez, Francisco Carrasco e Roberston Gonçalves.

 

Uma armada bem lusa bem composta e que terá ainda em Carol Henrique uma das principais top seeds do evento feminino, entrando direto para a terceira ronda. Tal como em Cornwall, também Camilla Kemp, Yolanda Hopkins e Leonor Fragoso fazem parte da lista de inscritos do campeonato francês, que decorre de 15 a 20 de agosto.

 

De Lacanau a perna europeia segue para Anglet, onde de 22 a 26 de agosto decorre outro QS1500 masculino e feminino. Nos homens Portugal será representado pelos mesmos surfistas inscritos em Lacanau, embora exista a novidade de Vasco Ribeiro e Nic von Rupp estarem em lista de espera para conseguir uma vaga, depois de se terem inscrito fora de horas. Nas mulheres Carol Henrique, Camilla Kemp e Yolanda Hopkins voltam a estar presentes, com Leonor Fragoso ainda na lista de espera por uma entrada no campeonato.

 

Após França, será a vez do norte de Espanha receber a nata do WQS, com o já mítico QS6000 de Pantín, na Galícia, este ano com a Pull & Bear como main sponsor. O campeonato irá desenrolar-se de 29 de agosto a 3 de setembro, mas ainda só foi revelada a lista de inscritas para a prova feminina, que conta com a presença das portuguesas Carol Henrique, que se estreia como top seed nestas provas de maior importância, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp. Yolanda Hopkins espera por uma vaga na lista de espera.

 

Após estes eventos, o circuito chega aos Açores, onde se realiza um importante QS6000 entre 5 e 10 de setembro, seguindo depois para Marrocos, para um QS1500 que se disputa entre 12 e 17 do mesmo mês. Por fim, tudo culminará em Cascais, com a realização do Cascais Billabong Pro, entre 26 de setembro e 5 de outubro, que será o próximo QS10000 da temporada e o que antecede os "majors" havaianos.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS