Frederico Morais avança para a 3.ª ronda do Vans US Open of Surfing

Kikas Us open

Kikas teve de se adaptar às sempre complicadas condições em Huntington Beach. Foto: WSL

 

Frederico Morais estreou-se da melhor forma no US Open Of Surfing, evento QS10000 que se realiza até domingo na mítica praia californiana de Huntington Beach. Esta quinta-feira o rookie português do World Tour entrou finalmente em cena, garantindo a qualificação para a 3.ª ronda do evento norte-americano.

 

Depois do campeão nacional Pedro Henrique ter ficado pelo caminho logo na ronda inaugural e de Vasco Ribeiro ter sido eliminado na segunda ronda, Kikas teve de exibir-se ao máximo para superar a estreia na segunda ronda do US Open of Surfing, acabando por conseguir ser segundo classificado num último heat extremamente disputado.

 

Perante algumas dificuldades colocadas pelo mar, porque Huntington distingue-se cada vez mais pela sua história que pelas ondas, Frederico somou 11,37 pontos, vendo o havaiano Josh Moniz vencer a bateria, com 12,33 pontos. Pelo caminho ficou o local e ex-membro do WCT Brett Simpson e ainda o havaiano Kiron Jabour, que bem recentemente participou numa etapa do campeonato nacional de surf.

 

A prova avançou para a terceira ronda, mas o português acabou por não entrar já em prova, devendo isso estar programado para esta sexta-feira. Frederico Morais vai agora enfrentar no heat 11 o norte-americano Pat Gudauskas, o australiano Soli Bailey e o brasileiro Jesse Mendes, que é líder do ranking WQS e já está praticamente garantido entre a elite mundial do próximo ano.

 

Caso avance novamente, Kikas garante entrada na 4.ª ronda, onde já só estarão os 24 melhores surfistas em prova e onde se disputarão baterias de três surfistas, com apenas um a ficar pelo caminho. Poderá ser um pronuncio de um bom resultado para Kikas, isto numa etapa bastante incerta e marcada pelas condições complicadas do mar.

 

Entretanto, em simultâneo tem decorrido a prova feminina, que pertence ao Women's World Tour e que já definiu as semifinalistas, depois de muitas surpresas. As havaianas Coco Ho e Tatiana Weston-Webb e as norte-americanas Sage Erickson e Courtney Conlogue são as surfistas na disputa pelo triunfo.

 

Isto depois de Stephanie Gilmore ter sido eliminado logo na segunda ronda, Carissa Moore na 4.ª ronda e Sally Fitzgibbons e a líder e campeã mundial Tyler Wright nos quartos-de-final. Conlogue foi assim a única a sobreviver à razia das favoritas, podendo aproveitar isso para se chegar à frente no ranking – caso vença a etapa assume a liderança.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS