Teresa Bonvalot embala rumo às meias-finais do Mundial ISA em Biarritz

POR Teresa Bonvalot ISA Ben Reed-4

Teresa mostrou bom surf, com um cenário belíssimo em pano de fundo. Foto: ISA/Reed


Arrancou da melhor forma a prestação portuguesa no Mundial ISA 2017, que se disputa até ao próximo fim-de-semana em Biarritz, no sudoeste francês. Com a competição a iniciar-se no sábado, apenas a prova feminina já esteve na água, com Teresa Bonvalot a lançar Portugal na discussão das medalhas.

 

Depois de se ter estreado a vencer na ronda inaugural, que foi realizada no sábado, Teresa avançou três rondas este domingo, qualificando-se para as meias-finais do evento feminino e estando entre as oito surfistas que vão amanhã lutar pelas medalhas. A final feminina está marcada para a manhã de segunda-feira.

 

Registo para a mudança do formato destes campeonatos da ISA estreado em Biarritz. A partir de agora, e, certamente, a pensar já nas Olimpíadas de 2020, no Japão, passar a existir apenas uma ronda de repescagem, entre a primeira e a segunda ronda. Ao contrário do que acontecia até aqui, onde os competidores só saíam de prova após serem eliminados duas vezes, agora a eliminação apenas é permitida na primeira ronda, pois a partir daí quem perder está logo de fora.

 

Foi com este novo paradigma que a equipa portuguesa foi avançando ronda após ronda. Teresa ficou no segundo posto da 2.ª ronda, mas rapidamente regressou aos triunfos, vencedo o seu heat da 3.ª e 4.ª ronda. Nesta última esteve na água juntamente com Carol Henrique. Infelizmente, faltou um backup à campeã nacional de forma a Portugal fazer o pleno na bateria.

 

Acabou por ser a alemã Frankie Harrer a secundar Teresa Bonvalot no heta 1 dos quartos-de-final, com Carol a terminar a sua prestação no 13.º posto final. Apesar desta baixa, apenas a França leva, para já, vantagem na classificação geral, uma vez que é a única nação a ter ainda as duas surfistas em prova para as meias-finais.

 

Quando a competição feminina regressar à água, Teresa vai lutar pela presença na final frente à japonesa Nao Omura, à costa-riquenha Leilani McGonagle e à sul-africana Bianca Buitendag, número mundial de 2015. No outro heat das meias-finais vão estar as francesas Johanne Defay, atual top 5 do WWT, e Pauline Ado, a alemã Frankie Harrer e a neozelandesa Ella Williams.

 

Depois de revelada a nova campeã mundial feminina, os Mundiais ISA irão prosseguir em Biarritz com a prova masculina. Guilherme Fonseca, Miguel Blanco, José Ferreira e Pedro Henrique vão ser os representantes nacionais e vão tentar defender da melhor forma o vice-título mundial alcançado em 2016 e também em 2015.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS