Juventude e velha guarda dão o mote no arranque do WQS na Caparica

Felipe Caparica

Felipe Teixeira foi uma das "aquisições" da armada lusa que esteve em bom plano. Foto: WSL/Masurel

 

Arrancou esta segunda-feira a prova internacional de surf do Caparica Primavera Surf Fest, onde a nata da juventude do surf europeu e a velha guarda das ondas mundiais deu espetáculo no primeiro dia do QS1000 que por ali vai decorrer até ao fim-de-semana. Uma brigada volumosa de portugueses esteve em bom plano, com alguns deles já na 4.ª ronda do evento.

 

Com nomes como o dos ex-tops do WCT Tiago Pires e Miky Picon a darem nas vistas nas rondas iniciais, em conjunto com o também português Miguel Blanco, a ação evolui em grande ritmo neste dia inaugural e só terminou a meio da 3.ª ronda. O saldo acabou por ser positivo para as cores nacionais, com Blanco, Pedro Henrique, Guilherme Fonseca e João Moreira a estarem já entre os 32 finalistas do campeonato.

 

Com a prova feminina e as provas juniores, também da WSL, paradas, à espera da sua vez de entrar na água, o dia foi assim dedicado por inteiro à prova masculina. Quando esta reatar, Vasco Ribeiro, Francisco Alves, Frederico Magalhães, Ruben Gonzalez, Francisco Duarte, Tiago Pires, Pedro Coelho, Eduardo Fernandes, Guilherme Ribeiro e ainda o luso-brasileiro Felipe Teixeira, o surfista/sushiman mais conhecido da Ericeira, também irão lutar por chegar à fase seguinte.

 

Pelo caminho ficaram já 12 portugueses, sobretudo mais jovens, o que acaba por mostrar a forte adesão que esta prova teve. Gonçalo Vieira e Ivo Lourenço caíram na ronda inaugural; Francisco Almeida, José Champalimaud, Simão Teixeira, Pedro Rua e Francisco Carrasco perderam na 2.ª ronda; e Henrique Pyrrait, Salvador Couto, João Kopke, Luís Pelroiro e Gonçalo Teixeira foram eliminados já na 3.ª ronda.

 

Destaque ainda para a presença do havaiano Kiron Jabour, que se estreou com um triunfo no último heat do dia, onde o brasileiro e nosso bem conhecido Jhon Junior também se qualificou. Os franceses Vincent Duvignac e Mikael Picon também já estão na quarta ronda, assim como o espanhol Vicente Romero e o brasileiro Ian Costa. Por se estrear está ainda o galego Gony Zubizarreta.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS